O apelo do Presidente da República à seleção

Marcelo Rebelo de Sousa fez um pedido especial aos jogadores portugueses para o jogo das meias-finais do Euro 2016.

"Pensem nos milhões de portugueses de todo o mundo", disse Marcelo Rebelo de Sousa. “Eles estão ali a representar os portugueses de todo o mundo e, portanto, eles têm de pensar nos portugueses de todo o mundo”, afirmou.

O Presidente da República espera que os jogadores de Fernando Santos "pensem não neles, não nas suas carreiras, nem sequer na seleção, mas pensem nos milhões e milhões e milhões de portugueses para os quais aquilo que se passa naquele campo é fundamental”.

“Pode parecer esquisito para muita gente, mas é fundamental. Fundamental para a alegria, fundamental para a esperança, fundamental para o sentir ser português, portanto [eles que] pensem nisso, que isso ajuda a fazer vencer”, enfatizou.

Por aquilo que a seleção fez até agora, o Presidente da República disse que já está “muito grato”. “Eu sei que há muitos críticos da seleção. O português, normalmente é muito crítico e depois chega à conclusão que foi injusto na crítica e eu então sou muito grato”, realçou.

“E o simples facto de isso ter acontecido até às meias-finais merece a gratidão”, afirmou, acrescentando que “não há nenhuma equipa banal que chegue a umas meias-finais”. “Implica muito mérito. Ninguém tem dez vezes sorte. A sorte dá muito trabalho”, vincou.