Passos fez o trabalho de casa e trouxe contas no vermelho para mostrar no Parlamento

Os dados vêm num documento com o título “Economia Nacional em forte abrandamento” e o slogan “Levar Portugal a Sério”

Passos fez o trabalho de casa e trouxe contas no vermelho para mostrar no Parlamento

Pedro Passos Coelho fez o trabalho de casa, antes deste debate sobre o Estado da Nação. Trouxe uma compilação de dados para mostrar que o país está pior do que no final da última legislatura e fez distribuir o documento pelos jornalistas.

Os dados vêm num documento com o título "Economia Nacional em forte abrandamento" e o slogan "Levar Portugal a Sério".

Logo na primeira página, está um gráfico que mostra o PIB a descer, comparando o crescimento de 1,5% registado em 2015 com a quebra de 0,9% verificada no primeiro trimestre de 2016.

Na segunda página, os sociais-democratas exibem a curva descendente do PIB, afirmando que "os indicadores já disponíveis para o segundo trimestre (2016) apontam para a continuação da degradação das condições económicas"

Os sociais-democratas distribuíram também um gráfico que mostra que "o investimento interrompe a trajetória de crescimento iniciada há 18 meses e contraí 2% no primeiro trimestre de 2016".

O abrandamento das exportações, o aumento de 0,2% do desemprego e a redução de 50 mil postos de trabalho no primeiro trimestre deste ano são outros dos dados que fazem parte deste dossiê preparado pelos sociais-democratas.