Pais apostam em troca de manuais escolares

O OLX verificou um aumento de 58% de anúncios na categoria de Livros Escolares

Contas feitas antes do arranque do anterior ano letivo davam conta de que os pais previam gastar 528 euros no início do ano letivo, entre livros e outros materiais escolares. Sendo este um valor que tem vindo a aumentar gradualmente nos últimos anos, existem já várias alternativas para tirar alguns euros a este investimento. Há até até uma petição pública com mais de 5.500 assinaturas para que seja criado um banco de empréstimo ou partilha de livros escolares em cada escola do país e acessível a todos os alunos.

Enquanto esse projeto não se torna realidade, são vários os bancos de reutilização de livros escolares espalhados pelo país, quase todos promovidos pelas autarquias ou pelas próprias escolas. Ao mesmo tempo, os pais recorrem cada vez mais às plataformas online para o efeito. São dezenas os grupos criados no Facebook, enquanto no portal de classificados OLX são mais de 41 mil os livros escolares à venda. Só no último mês, o OLX verificou um aumento de 58% de anúncios na categoria de Livros Escolares – prevendo, tal como no ano passado, atingir os 50 mil anúncios entre julho e agosto.

Lisboa é o distrito com mais anúncios na categoria de Livros Escolares (38%), seguida do Porto (24%), Setúbal (10%), Aveiro (8%), Braga (5%), Coimbra (4%), Leiria (3%) e Faro (2%).