Novo Banco. Stock da Cunha sai e entra António Ramalho a 1 de agosto

Stock da Cunha irá para o Lloyds para liderar a área de aquisições da instituição financeira.

António Ramalho, presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal vai substituir Eduardo Stock da Cunha na liderança do Novo Banco. A informação foi avançada pelo Banco de Portugal (BdP) que diz ainda que o responsável vai assumir funções a partir do próximo dia 1 de agosto.

"O Banco de Portugal nomeou, sob proposta do Fundo de Resolução, na qualidade de único acionista do Novo Banco, S.A., o Dr. António Manuel Palma Ramalho para o cargo de Presidente do Conselho de Administração do Novo Banco", refere o BdP.

O órgão regulador lembra ainda que António Ramalho "como é público e reconhecido, [tem] uma longa experiência de gestão no sector financeiro", sendo que "nos anos mais recentes, foi Presidente do Conselho de Administração da Unicre (2006 a 2010) e membro do Conselho de Administração Executivo do Banco Comercial Português, S.A. (2010 a 2012)".

Atualmente o responsável é "presidente do Conselho de Administração da Infraestruturas de Portugal", assinalando o Banco de Portugal aos cargos que assumiu noutras actividades "esteve sempre associada uma forte componente financeira e de reestruturação".

Stock da Cunha irá para o Lloyds para liderar a área de aquisições da instituição financeira. Recorde-se que, o ainda responsável pelo banco saiu do Lloyds, em 2014, para ocupar o cargo de Vítor Bento no Novo Banco, que saiu em discordância com a estratégia do governador Carlos Costa para o Banco de Portugal. 

Também José João Guilherme irá sair da administração da instituição financeira.

Com a saída dos dois administradores, no conselho do Novo Banco ficam, para já, Jorge Freire Cardoso, Vítor Fernandes, Francisco Vieira da Cruz e Francisco Cary, este último com o pelouro financeiro.