Alemães e austríacos dizem que Durão Barroso é “um bom partido”

Polémica em torno da contratação de Durão Barroso continua

Alemães e austríacos dizem que Durão Barroso é “um bom partido”

A contratação de Durão Barroso para consultor na Goldman Sachs tem sido muito criticada dentro e fora de Portugal. No entanto, existe dois países que veem com bons olhos esta nomeação: a Alemanha e a Áustria.

O jornal francês Libération diz que a imprensa austríaca refere-se a Barroso como “um bom partido” para a Goldman Sachs.

Já o jornal alemão Die Welt diz que esta contratação mostra que os mercados financeiros não estão preparados para os efeitos do Brexit e que o antigo presidente da Comissão Europeia irá trabalhar nesse sentido. No entanto, a Goldman Sachs nega esta ligação, afirmando que as negociações para a contratação de Durão Barroso começaram há seis meses.

O jornal de Munique Süddeutsche Zeitung diz não haver qualquer irregularidade na contratação de Barroso, já que foram cumpridos os 18 meses da "fase de arrefecimento", fase essa em que Durão Barroso não teve acesso a quaisquer documentos confidenciais.

O Die Press também considera Barroso "um bom partido", chegando mesmo a afirmar que esta decisão "deixou a esquerda liberal do [jornal francês] Libération com catarro". Recorde-se que a França tem sido um dos países em que a nomeação de Durão Barroso tem sido mais criticada.