Quintanilha recorda o seu processo de crescimento enquanto homossexual

Deputado falou sem tabus sobre a sua adolescência, a SIDA e o momento em que conheceu o seu marido

Quintanilha recorda o seu processo de crescimento enquanto homossexual

O deputado e um dos maiores cientistas portugueses Alexandre Quintanilha falou sem tabus sobre a sua homossexualidade. No vídeo, que faz parte da série online ‘Já Melhorou’, Quintanilha recorda momentos da sua infância, a sua adolescência, as suas descobertas e a relação com o amor da sua vida, o escritor Richard Zimler.

“Fazia-me muita confusão a diferença entre as relações. Quando era com uma rapariga, podia haver ternura, aproximação, (…) Quando era um rapaz não. E eu achava injusto. Eu comecei a sentir essa barreira quando tinha 13 anos e comecei a questionar-me: porque é que eu, gostando muito de uma pessoa, independentemente de ser rapaz ou rapariga, não podia explorar tudo?”, recorda o deputado.

Alexandre Quintanilha recorda ainda o momento em que conheceu Richard Zimler, com quem vive há quase 38 anos: “Olhámo-nos e foi instantâneo”. Foi graças ao seu marido que, segundo o cientista, sobreviveu a um problema que afetou milhões de pessoas em todo o mundo: a SIDA. “Se eu não tivesse conhecido o Richard e não tivesse uma relação monogâmica, não estava aqui hoje”.

 A série ‘Já Melhorou’, baseada no original ‘It Gets Better’, partilhará num conjunto de 8 episódios as histórias de pessoas com notoriedade pública ou na comunidade que sejam assumidamente Lésbicas, Gays, Bissexuais, Trans ou Intersexo – LGBTI, relatando a sua superação de obstáculos e a sua ‘saída do armário’ ao mesmo tempo que colocará as suas lutas e sucessos num contexto histórico, explica em comunicado a associação Tudo Vai Melhorar, responsável por estes conteúdos.