Sabe quais são os atletas mais medalhados?

Os desportistas têm lugar de destaque entre os cidadãos agraciados com as ordens honoríficas

Rosa Mota e Carlos Lopes têm mais em comum além da excelência de atletas de elite. No palmarés invejável construído ao longo da carreira, através da conquista de muitas vitórias e medalhas, em provas de pista, estrada ou corta-mato, carregam também o título de atletas portugueses com maior número de condecorações oficiais.

Ao todo, Rosa Mota e Carlos Lopes foram agraciados pela República por oito vezes – quatro cada um.
O primeiro português a conquistar uma medalha de ouro nuns jogos olímpicos (maratona em Los Angeles’84) foi agraciado com a Ordem Nacional do Infante D. Henrique: grau de Cavaleiro (1977), de Oficial (84), de Grande Oficial (84) e da Grã-Cruz (85). Todas atribuídas pelo então Presidente Ramalho Eanes. 

Rosa Mota foi igualmente agraciada por quatro vezes. A primeira aconteceu em 1983. Recebeu a Ordem do Infante D. Henrique, grau de Dama. Dois anos depois, em 1985, repetiu a ordem, mas com o grau de Oficial. Ambas foram outorgadas pelo Presidente Ramalho Eanes. O seu sucessor, Mário Soares, voltou a condecorar a campeã olímpica, mundial e europeia da maratona com a Ordem Infante D. Henrique, grau da Grã-Cruz, em 1987, e em 1988 atribuiu-lhe a medalha de Mérito, grau da Grã- Cruz.

Os desportistas ocupam um lugar de destaque entre os civis agraciados pela República. Eusébio foi dos primeiros, juntamente com os restantes “Magriços”, a receber uma condecoração. Estava-se no ano de 1966 e Portugal terminou o Mundial de futebol no terceiro lugar, em Inglaterra. O então chefe de Estado, almirante Américo Thomaz, agraciou todos os jogadores com a Ordem do Infante, grau Medalha de Prata. Aliás, Eusébio era o único desportista agraciado antes e depois do 25 de Abril com aquela ordem. Em 1992, Mário Soares atribuiu–lhe o grau da Grã-Cruz da Ordem do Infante e, em 2004, Jorge Sampaio outorgou-lhe a medalha de Mérito, grau da Grã–Cruz. Cristiano Ronaldo parece não querer ficar para trás nesta galeria de desportistas reconhecidos pelo Estado. Depois de em 2004 ter recebido das mãos de Jorge Sampaio o grau de Oficial da Ordem do Infante, tal como os restantes jogadores que terminaram o Euro 2004 no segundo lugar, CR7 voltou a ser agraciado em 2014 com o grau de Grande Oficial da mesma ordem, atribuído por Cavaco Silva. Segue-se agora a medalha de Mérito, grau de Comendador, concedido a todos os jogadores e técnicos campeões da Europa.

Entre os agraciados contam- -se atletas já falecidos como o ciclista Joaquim Agostinho, grau de Oficial da Ordem do Infante, e o antigo hoquista António Livramento, grau de Comendador da Ordem do Infante. Benfica, Sporting e Porto são alguns dos clubes detentores do grau de Membro Honorário da Ordem do Infante D. Henrique.