Ataque em Nice faz pelo menos 78 mortos

Um camião foi esta noite, por volta das 22h30, contra uma multidão que comemorava o Dia Nacional de França na Passeio dos Ingleses, em Nice (França). A multidão que ali estava reunida para ver o fogo de artifício dos festejos do 14 de Julho viu, subitamente, um camião a dirigir-se a alta velocidade contra as pessoas, que iam tombando…

Um camião foi esta noite, por volta das 22h30, contra uma multidão que comemorava o Dia Nacional de França na Passeio dos Ingleses, em Nice (França). A multidão que ali estava reunida para ver o fogo de artifício dos festejos do 14 de Julho viu, subitamente, um camião a dirigir-se a alta velocidade contra as pessoas, que iam tombando à sua passagem. 

Segundo o presidente francês, François Hollande, o ataque fez pelo menos 78 mortos. Entre as dezenas de feridos, 16 estão em estado muito grave. De acordo com a imprensa francesa, o hotel de luxo Negresco está transformado em hospital de campanha. Os feridos estão a ser assistidos no local. O ministro do Interior Bernard Cazeneuve e a ministra da Saúde Marisol Touraine deslocaram-se a Nice para avaliar a situação no local.

A Procuradoria francesa explicou esta noite que o camião, que transportava armas e granadas, arrastou pessoas num percurso com mais de dois quilómetros.As autoridades avançam que o homem que conduzia o veículo foi abatido.Segundo o jornal 'Nice Matin', era um homem de 31 anos, de origem tunisina e residente em Nice.

Chegou a ser avançada a existência de reféns num hotel junto ao local do ataque, mas o Ministério da Administração Interna já negou essa informação.

Fontes no local afirmam que cerca de uma centena de pessoas fugiram, em pânico, em direção ao mar. As autoridades conseguiram resgatá-las. 

Bagão Félix esteve no Passeio dos Ingleses 20 minutos antes do ataque. O economista disse à SIC que esteve a jantar com a mulher e decidiu ir para o hotel pouco tempo antes do atentado."Não estamos seguros em lado nenhum", afirmou.

O presidente francês, François Hollande, convocou uma reunião de emergência para amanhã às 09h00. Recorde-se que este ainda não foi considerado oficialmente um atentado terrorista.

No Twitter estão a ser usadas as hashtags #Nice06, #PrayForNice e #RechercheNice. 

Nice é a zona turística por excelência do Sul de França e nesta época está cheia de turistas e veraneantes.O presidente da Câmara pediu às pessoas que permaneçam em casa. Vivem cerca de 10 mil portugueses na capital da Riviera francesa e a Secretaria de Estados das Comunidades está a acompanhar as operações – até ao momento não registo de vítimas portuguesas.