Mundo Árabe condena atrocidade de Nice

Se as redes sociais são palco de festejos para apoiantes do Estado Islâmico, também o são para líderes religiosos e políticos do mundo árabe expressarem a mágoa que sentem ao ver as chocantes imagens do ataque de quinta-feira em Nice, França.

Dos “sabotadores seguidores de Satanás”, como lhes chamou o grande mufti do Egito, à reação oficial do Governo tunisino aquilo a que chama de “ato de extrema cobardice”, são várias as mensagens de solidariedade.

A também egípcia Universidade Al-Azhar apelou à “união de esforços para derrotar o terror e livrar o mundo deste mal”, enquanto o líder da Liga Árabe, Abul Gheit, condenou um “ataque terrorista cobarde”.

Já os Estados do Golfo, com Arábia Saudita à cabeça, – que foram acusados de financiar o Estado Islâmico em recente relatório do Parlamento britânico  –, emitiram um comunicado conjunto onde condenam “fortemente” este ataque “terrorista”. “O Conselho de Cooperação do Golfo está solidário com a República Francesa na sequência deste incidente criminal cobarde, cujos perpetradores ficaram despojados de moral e valores humanos”.

Também saudita, o clérigo Sheik Salman al-Auda prometeu que o terrorista será “amaldiçoado por Deus, os seus anjos e todos os seres humanos”. 

Falah Mustafa, político curdo que já serviu como ministro dos Negócios Estrangeiros do Iraque, também recorreu ao Twitter para garantir que a comunidade turca está solidária com França.

 

every Kurdish factions condemn #Nice06 attack. Kurdish people are standing with France. like always. pic.twitter.com/AfGQ6WoLch

— Pepperman (@pepperman4ever) July 15, 2016