Mac, nunca te demarques de nós

DeMarco foi um dos grandes concertos deste festival, mesmo debaixo da tal pala

Mac DeMarco merecia mais gente, mas nisto da dança dos festivais e dos palcos e dos concertos ao mesmo tempo é preciso ter estratégia. E quem não larga Iggy Pop, quem não faz às contas, quem não saiu do MEO Arena às 22h47 – estimamos que esse seja o tempo do percurso até ao Palco EDP – já aqui não esteve para os primeiros instantes.

Podem mesmo até ter falhado "Another One", faixa-título desse bonito disco de 2015, e que cria o primeiro grande momento deste concerto, prova de que o amor nunca foi tarefa fácil, que há que admitir que quando já não é a nossa vez há pouco a fazer. E desta vez vamos tentar não falar da distorção do som deste palco.

Depois, entre conversas alheias, a questão lógica e bastante controversa do nome. Há quem lhe chame Marco DeMarco, ou Mac DeMaco, ou Macnamara, que a Ericeira já espera por ele. O que importa mesmo é que ninguém tenha coragem de se demarcar daqui. Também lá vem hits do disco anterior, o enorme "Salad Days", mais um tiro certeiro, este rapaz é incrível com os títulos. Só não vamos muito à bola com este excesso de comunicação, não só dele, os seus músicos falam e não é pouco, não que incomode mas todos os segundos contam, e neste jogo quase nunca há tempo regulamentar.

DeMarco chega mesmo a ser atingido, com a sua autorização, pela guitarra de um dos seus comparsas, valentes tabefes de guitarra no rabo. Provavelmente sinal de que backstage devia estar engraçado. O nosso preferido até agora tem sido o baterista, não que seja mais músico que os outros mas é um rapaz mais pacato, mais música e menos conversa. Não sei se fomos nós, mas o pedido deve lá ter chegado, subitamente um momento épico-humorístico, DeMarco e a sua banda decide toda tocar com a guitarra e baixo atrás das costas, coisa só ao acesso dos mais sobredotados, ou loucos, não conseguimos decidir.

O tempo passa e os Iggy Popianos já chegaram todos, a temperatura aumenta e o concerto só melhora. "I've Been Waiting for Her", que o próprio DeMarco sabe que este mar de gente espera da mesma maneira que ele espera por ela, entra diretamente para a lista da berraria do dia, bem lá para cima. Isto chega ao ponto do norte-americano agradecer ao Super Cock pelo convite. Está tudo dito.