Mike El Nite. Cada vez mais tudo dele

O rapper virou o Antena 3 do avesso. A festa só é festa quando dá que pensar 

Mike El Nite. Cada vez mais tudo dele

Mike El Nite e a sua trupe sobem ao Antena 3 com traje apropriado, a selecção está na moda como nunca. Quanto ao rapper talvez não seja moda, mas que isto está apertado lá isso está. "O Justiceiro" é disco a rodar por aí e o público é apropriado, estão aqui os loucos do hip-hop, exigentes mas dos que dão tudo. Quem não tão bem conhece vai-se rindo das rimas entre "Horizontes" com a inspiração de Hermano Saraiva e logo depois, e ainda mais sarcástico que isto dos "Drones", com o mascarado L-Ali em palco, é uma questão essencial dos nossos tempos. 

Vá se ou não a com o estilo expansivo, caricatural de Mike El Nite, a destreza com que dispara ironia num word play incrível e numa flutuação de flows ao acesso de poucos. E o que prega é do mais atual que se tem visto por aí. Concerto-celebração ainda que profundamente reflexivo, que se for caso de se querer parar para pensar nestas letras há-de se entender que não é só estilo. 

"Malucos do Riso" lá emerge com a sua gargalhada sinistra, Nofake vem de cavas, de louvar que isto é coisa rara. Depois o amor "Santa Maria", faixa com sample assumido, inclusive algumas partes da letras de "Eu sei, Tu és" desse adorado grupo nacional, os Santamaria. Enorme aplauso para Dwarf na produção, a música de Nite está diferente desde que trabalham, um approach eletrónico que faz do rapper uma pedrada isolada no charco. 

O êxtase chega com "Mambo No1", com Profjam a chegar para os braços ficarem presas lá em cima, afinal, foi com este tema que Mike El Nite deu à costa. Baixo, baixo, que chegou a hora da maior manifestação de amor nerd, "2P", ordena-nos a encontrar o amor numa das coisas mais ordinárias da nossa vida, onde a cabeça costuma estar noutra. Encomendar pizzas, sempre, nunca esquecer. "T.U.G.A." encerra a festa e a vidinha, esta dos festivais e dos almoços de família a que se chega atrasado. O justiceiro voltou a fazer justiça.