Bruxelas aprova medidas de apoio ao setor do leite

A Comissão Europeia aprovou esta segunda-feira, em Bruxelas, um conjunto de medidas que visam apoiar o setor do leite em Portugal.

Para o ministro responsável pela pasta da Agricultura, Capoulas Santos, “valeu a pena insistir, tendo em conta que no início desde processo eram poucos os Estados-Membros que apoiavam as pretensões de Portugal que agora mereceram a aprovação da Comissão Europeia”.

Em questão está a atribuição de um montante na ordem dos 4 milhões de euros e as regras sobre a atribuição destes apoios serão, como explica nota do Ministério da Agricultura, estabelecidas ao “longo das próximas semanas”.

Na nota, enviada às redações, pode ainda ler-se: “A Comissão Europeia anunciou ainda a antecipação em 70% do pagamento das ajudas diretas aos agricultores e em 85% o pagamento das ajudas ao desenvolvimento rural. A estes valores vai somar-se uma verba estimada na ordem dos 8 milhões de euros, resultante de poupanças na gestão do primeiro pilar da PAC, que o Governo português vai redistribuir pelo setor do leite previsivelmente a partir de outubro.”