Atividade económica voltou a abrandar em maio

A análise por setores de atividade permite concluir que índice de produção da indústria é o único com uma variação homóloga positiva, ainda que tenha desacelerado 1,3 pontos entre abril e maio.

O indicador de atividade económica voltou a abrandar em maio, enquanto que o indicador de clima económico estabilizou em junho, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE).

A síntese económica de conjuntura, divulgada esta terça-feira, indica que “o indicador de atividade económica diminuiu em abril e maio, depois de ter estabilizado no mês precedente”. Já o indicador de clima económico “estabilizou em junho, após ter aumentado nos três meses anteriores”.

O organismo de estatística salienta que o indicador quantitativo do consumo privado “desacelerou em maio, refletindo o crescimento menos expressivo do consumo corrente”.

A análise por setores de atividade permite concluir que índice de produção da indústria é o único com uma variação homóloga positiva, ainda que tenha desacelerado 1,3 pontos entre abril e maio.

Já o índice de volume de negócios da indústria manteve em maio as “variações nominais negativas nos últimos meses, o que refletirá sobretudo variações negativas de preços”, explica a nota do INE.

O índice de volume de negócios dos serviços, em termos nominais, e o índice de produção da construção e obras públicas, registaram “diminuições em maio mais intensas do que em abril”.

Nos indicadores setoriais de clima económico, os dados do INE revelam que a confiança no comércio registou um crescimento pelo terceiro mês consecutivo, sendo que em junho foi quase o dobro do verificado no mês anterior.

O indicador de confiança na indústria transformadora continuou em terreno negativo em junho, ainda que menos acentuado do que em maio, enquanto que o da construção e obras públicas manteve-se praticamente inalterado no vermelho.

O indicador de confiança nos serviços manteve-se em terreno positivo embora não tenha registado uma grande variação face a maio.