Vitória chegou na cabeça (2-1) de um histórico Shevchenko

A cabeça do capitão ucraniano deu os dois golos da vitória sobre a Suécia

basta um par de linhas para resumir os feitos de andriy shevchenko com a camisola da sua selecção: é o capitão, foi o primeiro jogador a ultrapassar a centena de internacionalizações, é o melhor marcador de sempre, e hoje acrescentou os dois golos que deram a primeira vitória à ucrânia em europeus.

um anfitrião a abrir e outro a fechar. os adeptos ucranianos tiveram que esperar até ao último dia da primeira jornada do europeu para verem a sua selecção entrar em campo em kiev, diante da suécia, equipa com a maior média de alturas em prova. em jogo está a eventual liderança do grupo d.

a ucrânia assumiu a responsabilidade de controlar o jogo perante os seus adeptos, e tem sido nos pés dos seus jogadores que tem residido a maior parte da posse de bola. 

com um meio campo povoado por cinco ou seis jogadores e deixando andriy shevchenko, capitão e referência da equipa, sozinho na frente, os ucranianos foram procurando furar a defensiva sueca. pelo ar já sabiam que seria complicado: os suecos têm a maior média de alturas das selecções que participam no europeu. 

aos 23 minutos, os anfitriões construíram a melhor oportunidade do jogo, quando shevchenko, após tabelar com voronin, rematou fraca e rasteira a bola ao lado do poste direito da baliza sueca. 

entre o domínio de bola ucraniano, os suecos iam tentando lançar pelo ar, através de passes longos, ora toivonen ora ibrahimovic, ambos com mais de 1,90m, para depois tentarem enviar a bola para os jogadores do meio que surgiam vindos de trás, em apoio, ou desmarcando-se para o interior da área. 

a reacção sueca só se traduziria realmente no jogo aos 38 minutos, quando o avançado do ac milan enviou uma bola ao poste esquerdo da baliza de pyatov. 

um minuto antes e do outro lado, porém, só uma muralha de suecos deitados no chão impediu que um remate de yarmolenko terminasse no fundo das redes suecas.

só na segunda parte, e logo por via dos dois nomes mais prestigiados em campo, é que o marcador sofreu alterações.

primeiro, foi ibrahimovic a quebrar a igualdade. mas, nem cinco minutos depois, shevchenko respondeu com um voo a um cruzamento vindo da direita, e cabeceou a bola para o golo que devolveu o empate à partida. 

o avançado, hoje no dinamo de kiev, já não tem a velocidade e poder de aceleração que tinha nos tempo em que actuava por itália, no ac milan – onde joga hoje o sueco -, mas ainda teve pernas para saltar e antecipar-se a mellberg, o gigante defesa escandinavo, e ganhar-lhe a bola nos ares.

outro cinco minutos passaram quando a cabeça de shevchenko voltou a aparecer, agora para desviar um cruzamento vindo de um canto. e aí estava a reviravolta ucraniana.

nem com a subida das suas ‘torres’ para a área a suécia conseguiu alterar o marcador, apesar de, em cima dos 90 minutos, johan elmander ter rematado por cima da baliza ucraniana, quando só tinha o guarda-redes pela frente. 

onzes iniciais 

suécia: isaksson; lustig, mellberg, granqvist e olsson; kallstrom e elm; toivonen, ibrahimovic e larsson; rosenberg. 

ucrânia: pyatov; selin, khacheridi, mikhalik; tymochuk, gusev, yarmolenko, nazarenko e konoplyanka; voronin e shevchenko. 

(artigo em actualização.)

diogo.pombo@sol.pt