ERC: Ricardo Araújo Pereira ilibado no ‘caso do penico’

O advogado apresentou queixa à ERC, dizendo sentir-se humilhado publicamente e afetado na sua honra pessoa.

A Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) ilibou na segunda-feira o humorista Ricardo Araújo Pereira no caso da rábula sobre o ex-bastonário da Ordem dos Advogados, Marinho Pinto, lê-se no site do jornal Público.

No programa ‘Isto é Tudo Muito Bonito, Mas’, na TVI, Ricardo Araújo Pereira comentava a pré-campanha eleitoral para as últimas legislativas, em setembro passado. Num dos episódios, o humorista brincou com as declarações do candidato do Partido Democrático Republicano, que, durante uma entrevista, incitou os jovens portugueses a “mijarem fora dos penicos”.

“Até que enfim que alguém expressa os grandes valores políticos do séc. XXI: liberdade, igualdade e… chichi”, afirmou Ricardo Araújo Pereira, que aproveitou para sugerir um ‘novo tempo de antena’ para a campanha de Marinho Pinto. Na rábula, aparecem pessoas a urinar para penicos com o símbolo do PS, PSD e CDS. Em voz off, ouve-se um conselho: “não mijes no penico do costume” – é nessa altura que aparece um penico com a cara de Marinho Pinto e uma pessoa a urinar para cima da fotografia do candidato.

O advogado apresentou queixa à ERC, dizendo sentir-se humilhado publicamente e afetado na sua honra pessoa.

O organismo afirma que é compreensível que o queixoso se mostre chocado “em face da simulação de alguém a urinar sobre a sua fotografia”. No entanto, a imagem polémica “parece confinar-se aos limites da liberdade de expressão e da liberdade artística”.

A ERC considerou ainda o facto de Marinho Pinto ser uma figura pública, “não integrando um grupo social que se possa considerar significativamente vulnerável”. A rábula “parece fazer literalmente jus ao desafio lançado pelo próprio queixoso aos jovens: ‘Mijem fora dos penicos que vos põem à frente’”, defende o organismo.