Encontrados corpos de 22 refugiados no Mediterrâneo

Ainda não se sabe a causa da morte.

Os corpos de 21 mulheres e um homem refugiados foram encontrados na quarta-feira num barco no mar Mediterrâneo por uma equipa da organização Médicos Sem Fronteiras.

Essa mesma equipa resgatou ainda cerca de 200 pessoas, incluindo 50 crianças.

A causa da morte dos 22 refugiados é ainda desconhecida. “Não sabemos exatamente o que aconteceu mas eles tiveram uma morte horrível, é trágico”, lamentou à Reuters um membro da organização, Jens Pagotto.

Mas deixa uma suspeita. “Parece que a água e o combustível se misturaram e os fumos dessa mistura poderão ter sido suficientes para que perdessem a consciência”, disse Pagotto, acrescentando que quando a sua equipa se aproximou do barco, as vítimas estavam “no fundo numa poça de combustível e água”.

Havia também na embarcação algumas pessoas ainda com vida. “Os sobreviventes estavam no bote com os corpos há horas. Muitos estavam traumatizados demais para saber o que tinha acontecido”, avançou o membro dos MSF, deixando ainda uma pergunta.

“Políticas que tentam manter as pessoas longe não estão a funcionar. Quantas mais vidas se perderão no mar antes que as pessoas que precisam de ajuda e proteção  tenham uma alternativa segura?”, disse Pagotto.