As horas de busca em Munique

Foi assim que cobrimos as horas que se seguiram ao tiroteio em Munique, quando se acreditava que três atiradores continuavam fugidos após o tiroteio ocorrido pouco depois das 17h.

A Polícia alemã continua a busca por pelo menos dois homens armados em Munique, onde na tarde desta sexta-feira pelo menos nove pessoas morreram num tiroteio num centro comercial da cidade.

 

 

Testemunhas dão conta de três atacantes num tiroteio na Rua Hanauer, junto a uma grande superfície comercial da cidade, pouco depois das 17h horas de Lisboa. Homens que terão depois fugido através do metro. A cidade está agora cercada pelas autoridades, que apelaram à população para se manter fora das ruas.

Já perto das 22h portuguesas, a Polícia admitia a hipótese de uma das vítimas ser também um dos atacantes, que se terá suicidado. Poderá ser essa a nona vítima mortal confirmada minutos antes e também reduzirá o número de fugitivos para dois.

 

 

A capital da Baviera está em estado de emergência, tem os transportes públicos encerrados e muitos dos seus habitantes ficaram retidos nos seus locais de trabalho. Cerca de três horas depois do tiroteio, a Polícia avançava com o primeiro número oficial de vítimas: seis. Pouco depois lamentava aumentar o número para oito.

 

 

Mas avançou também que não está em condições de confirmar a existência de posteriores tiroteios, como chegou a ser avançado nos meios de comunicação locais.

Já passava da meia-noite em Munique, menos uma hora em Lisboa, quando o Polícia alemã avançou pela primeira vez com um número de feridos do ataque. São 10, sem informação sobre a gravidade das situações. 

Não há também ainda qualquer indício de ligação do Estado Islâmico – grupo terrorista que tem reivindicado a maioria dos recentes ataques que atingiram a Europa -, avança a Polícia de Munique.

Nas redes sociais são já várias as referências a outra possível motivação do ataque. O 22 de julho marca o 5.º aniversário do massacre de 77 pessoas na noruega por parte de Andreas Breivik, um terrorista de extrema-direita. Aqui está uma, do jornalista da BBC William Crawley:

"Eu sou alemão, malditos turcos", grita o que aparenta ser um dos atiradores num vídeo divulgado já pelas televisões. Segundo Crawley, a polícia germânica está já a analisar os vídeos gravados por testemunhas para identificar e perceber melhor os motivos dos atacantes.