Deutsche Bank cria lesados em Portugal

Associação de investidores ATM está a receber queixas de clientes que subscreveram produtos arriscados a pensar que eram depósitos. Agora podem ter perdas elevadas

A palavra ‘lesados’ tem vindo a associar-se a clientes de bancos falidos que viram dinheiro evaporar-se com o colapso de instituições financeiras. Mas um grupo de clientes portugueses do Deutsche Bank, um dos maiores bancos mundiais, está a chamar a si essa expressão.

As perdas com produtos de dívida da PT subscritas junto do banco alemão, sem que tenham sido alertados para os riscos, está a fazer chegar queixas à ATM – Associação de Investidores e Analistas Técnicos, que está a acompanhar estes processos.

O Deutsche Bank e outros bancos criaram aplicações financeiras tendo por base títulos de dívida da PT que transitaram para a Oi – criaram o que se designa de produtos estruturados, em que a remuneração paga aos clientes está dependente da evolução de ativos como obrigações ou ações.

E quem comprou esses produtos estruturados aos balcões do banco alemão arrisca ficar sem o dinheiro, porque a Oi não está em condições de fazer reembolsos das obrigações emitidas ainda no tempo da PT.

 

Leia mais na edição de hoje em papel do SOL.