Mais um projeto de recuperação de vida animal a dar frutos: nasceu um abutre-preto

Pelo segundo ano consecutivo, nasceu uma cria de abutre-preto no Alentejo

Nasceu uma cria de abutre-preto na Herdade da Contenda, concelho de Moura, avançou a Liga para a Proteção da Natureza (LPN) esta semana. Desde março que pelo menos quatro casais de abutre-preto  tinham nidificado na herdade, "usufruindo dos ninhos artificiais instalados pelo projeto LIFE 'Habitat Lince Abutre'" explicou a LPN em comunicado.

"Tal como no ano passado, um desses casais incubou com sucesso um ovo, tendo nascido mais uma cria de abutre-preto, dando assim continuidade ao restabelecimento de um núcleo reprodutor desta ave no Sul de Portugal", continua a organização. Esta é, portanto, a segunda cria da espécie a nascer no Alentejo "desde que em 2015 a espécie aqui se voltou a reproduzir, após mais de quarenta anos sem reprodução confirmada a sul do Rio Tejo em Portugal".  

Quase com três meses de idade, o bebé já foi marcado com uma anilha para que as equipas o possam monitorizar quando abandonar o ninho, o que deverá acontecer nas próximas semanas.  A LPN, responsável pelo projeto, pede a quem detetar a pequena cria a voar nos céus do Alentejo para contactar a associação.