De norte a sul e pelas ilhas, mas pouco lá fora. O verão dos políticos

O Algarve continua a ser o destino de eleição dos políticos portugueses para as férias de verão. Os dias quentes de agosto serão acompanhados de muita leitura, nem que sejam documentos para preparar a rentrée

Férias de verão são sinónimo de descanso, seja na praia ou no campo, mas estes dias não seriam iguais se não fossem acompanhados de literatura, preferencialmente de ficção. E as figuras da política nacional não são exceção.

Que o diga Marcelo Rebelo de Sousa que vai estar de férias entre 10 e 24 de agosto, no Algarve. Para além do sol e da água do mar, livros é algo que não irá faltar no verão do Presidente da República, que irá acompanhar os dias quentes com António Barreto, Política e Pensamento, de Maria de Fátima Bonifácio, Francisco, o Papa que põe a Igreja a mexer, de Frei Bento Domingues, a mais recente obra de Pepetela Se o Passado Não Tivesse Asas e os quatros volumes da obra da italiana Elena Ferrante, que começa com A Amiga Genial.

Quem já se encontra de férias é Carlos César. Nestes dias de descanso, o presidente e líder parlamentar do PS, estará pela Ria Formosa, Meia Praia e no «melhor destino de Portugal», os Açores, local onde fará ainda «um bocadinho de campanha eleitoral». Ou não tivesse sido César presidente do governo regional dos Açores durante 16 anos. 

Livros para ler é algo que não  irá faltar ao socialista. Depois de já ter terminado a biografia sobre Costa Gomes, de Maria Manuela Cruzeiro, irá dedicar-se a Por uma sociedade decente de Eduardo Paz Ferreira, e a Se Isto é um Homem, do italiano Primo Levi. 

O Algarve também foi a escolha do líder do PSD, Pedro Passos Coelho que, como é habitual, irá passar a primeira quinzena de agosto na praia da Manta Rota, em família. 

Poderá eventualmente cruzar-se com Assunção Cristas, que também passará as férias de verão em família no sul do país, na segunda e terceira semana de agosto. São variados os livros que a presidente do CDS irá levar de férias: a poesia reunida de Adília Lopes, uma obra intitulada Dobra, um clássico da literatura russa, Os Irmãos Karamazov de Fiódor Dostoiévski, e ainda – caso o cansaço comece a falar mais alto quando estiver com os seus quatro filhos – Seis sermões contra a preguiça, de Tiago Cavaco.

Com quem os líderes dos partidos de direita e o chefe de Estado não se irão cruzar – quase de certeza – será com a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE). Catarina Martins estará nos Açores e no Norte do país com a família na primeira quinzena de agosto. Na mala, leva Amada Vida, da vencedora do Prémio Nobel da Literatura em 2013 Alice Munro, a obra sucessora da saga ‘Millenium’ do entretanto falecido jornalista Stieg Larson, A rapariga apanhada na teia de aranha, escrito por David Lagercrantz. Bizonte, de Daniel Jonas e Macaco Infinito, de Manuel Jorge Marmelo são outros dos livros escolhidos pela líder bloquista para as férias de verão.

Já Marisa Matias optou por passar parte das suas férias, que irão decorrer nos primeiros dias de agosto com a família e amigos fora do país, mais precisamente em Cabo Verde. A eurodeputada do BE irá passar ainda por Alcouce, a sua aldeia de origem perto de Coimbra. Como leitura para estes dias levará duas obras de Saramago, Jangada de Pedra e Objeto Quase. E como férias não significam necessariamente estar totalmente desligada do trabalho, a bloquista levará ainda consigo relatórios do ACNUR e da UNICEF com dados recentes sobre a situação dos refugiados no Líbano e Jordânia, de modo a preparar a delegação oficial do Parlamento Europeu a que presidirá já em setembro.

O eurodeputado Carlos Zorrinho também levará ‘a Europa’ consigo para férias, pelo menos através do livro Europa – A luta pela supremacia – de 1453 aos nossos dias, de Brendan Simms, que já começou a ler e que tenciona terminar nestes dias de descanso. O segundo volume da obra de Domingos Amaral, Assim Nasceu Portugal, Futuro com Memória de Adriano Moreira e Por uma sociedade decente de Eduardo Paz Ferreira — tal como Carlos César – são outras das obras que o socialista pretende ler durante a primeira quinzena de agosto. Uma das semanas será passada fora do país, com um grupo de amigos – prática que mantém há já alguns anos -, e os restantes dias entre Évora e Avanca (Estarreja) com familiares.

Passar as férias no estrangeiro foi ainda a opção da deputada centrista Cecília Meireles, mais precisamente em Sevilha, Granada e Córdova nas três primeiras semanas de agosto. Dias em Espanha onde não irão faltar suspense e intriga, pelo menos através dos policiais que vai levar «para relaxar». 

Quem também irá ler um policial nas férias é Gabriela Canavilhas, que se rendeu ao fenómeno de vendas A Rapariga do Comboio de Paula Hawkins. Como gosta de levar livros do sítio onde se encontra, a obra de José Luís Peixoto Galveias será a literatura de escolha da socialista para os dias que estiver em Avis, no Alentejo, local onde irá ainda dedicar o tempo a praticar no seu piano de cauda. A antiga ministra da Cultura irá também passar duas a três semanas em agosto nos Açores, com a família.

O socialista Tiago Barbosa Ribeiro tem as suas férias pouco definidas, mas deverá estar no início do mês de agosto no Porto (o seu círculo eleitoral) e, pelo menos a terceira semana de agosto, será passada no Algarve. Para acompanhar estas férias de norte a sul do país, o deputado levará consigo Segurança Social – Defender a Democracia, de diversos autores, entre os quais Francisco Louçã, e pretende terminar a biografia de Winston Churchill, escrita por Sir Martin Gilbert.

A obra sobre a vida do primeiro-ministro britânico fará ainda parte das leituras de verão do social-democrata Luís Montenegro, que durante a segunda e terceira semanas de agosto estará entre o Algarve e o norte do país, mais precisamente por Bragança e Douro. Ainda assim, o presidente do grupo parlamentar do PSD deverá dedicar as suas horas para a leitura ao romance de Miguel Sousa Tavares Equador. «Como é um romance (que combina mais com as férias da vida política…), creio que vai ser a primeira opção», adiantou o deputado ao SOL.

Pelo Norte, durante o mês de agosto, também estará o eurodeputado Nuno Melo. «Levo o ano a viajar pelo mundo, portanto agora prefiro estar sossegado», disse o centrista ao SOL, acrescentando que estará pelo Porto e duas semanas em Moledo. Relativamente à literatura, são várias as obras que tenciona ler, entre os quais a obra da vencedora do Prémio Nobel da Literatura de 2015 Svetlana Aleksievitch, O Fim do Homem Soviético, e o The Dodge Brothers: The Men, the Motor Cars, and the Legacy, de Charles Hyde.

E não é o único a dedicar-se à literatura norte-americana. O deputado do PSD Duarte Marques já está a meio de The Muslim Brotherhood. From Opposition to Power, de Alison Pargeter e pretende começar Eyewitness To Power: The Essence of Leadership Nixon to Clinton, de David Gergen. Resta ainda Os Filhos da Clandestinidade, de Adelino Cunha, para concluir o espólio literário deste verão do social-democrata, que irá estar pela praia do Barraco das Belharucas (Albufeira), durante as primeiras duas semanas de agosto com amigos.

Duas semanas depois, será a vez de Hugo Soares de ir para o Algarve, mais precisamente Almancil. O social-democrata, porém, irá dedicar as férias a ler o dossiê da Caixa Geral de Depósitos para preparar a rentrée política.

O eurodeputado do PCP João Ferreira também se fará acompanhar de materiais de trabalho «para as batalhas prometidas de setembro» durante as suas férias, que irão decorrer no barlavento algarvio e na costa oeste com a família.

Também pela costa oeste, mais precisamente entre Peniche e Aveiro, estará o ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, José Vieira da Silva. Para leitura de verão, vai privilegiar romances, uma vez que, durante o resto do ano, o tempo é escasso para os ler.

Rita Rato, por sua vez, deslocar-se-á ao sul do país nas suas férias, aproveitando a planície e a praia com a família. Os dias quentes da deputada comunista serão dedicados ainda à literatura lusófona, com Chega de saudade – a História e as Histórias da Bossa Nova, do brasileiro Ruy de Castro, e Para onde vão os guarda-chuvas, do português Afonso Cruz.

O Presidente da Assembleia da República também aproveitará os dias de descanso no Algarve, durante os primeiros quinze dias de agosto, tal como Luís Marques Mendes. Ferro Rodrigues estará mais perto do país vizinho, em Altura, enquanto que o social-democrata irá com a família para Vilamoura.