EUA: Trump em debate público com família muçulmana

Pai de soldado muçulmano morto no Iraque diz que o candidato republicano tem “alma negra”

Khuzr Khan, pai de um soldado norte-americano morto em Bagdade, foi um dos 194 oradores da Convenção do Partido Democrata, que na última semana consagrou Hillary Clinton como candidata do partido à Casa Branca.

Cidadão norte-americano de origem paquistanesa, Khan foi a Filadélfia contar a história do filho Humayun, um muçulmano que morreu com o uniforme do exército norte-americano no Iraque. E tal como os outros 193 oradores, criticou o republicano Donald Trump, dizendo que este “nunca sacrificou nada nem ninguém” pelo seu país.

Trump não o poderia deixar sem resposta. “Fiz muitos sacrifícios. Trabalhei muito duro. Criei milhares de empregos e construí grandes estruturas”, disse. Mas também fez questão de referir a mulher de Khuzr Khan, que se manteve ao lado do marido durante o discurso: “Se vissem a mulher dele, estava ali parada. Não tinha nada a dizer. Provavelmente não foi autorizada a falar”, disse em entrevista à “ABC”, sugerindo que a mulher muçulmana é sujeita às ordens do marido.

Como já é um hábito nesta campanha, choveram críticas de todos os campos: “Quando penso que Trump não podia ser mais parvo ele mostra sempre que estou errada”, disse Anna Navarro, voz influente no campo republicano que esteve na Casa Branca com George W. Bush. “Só há uma forma para falar com pais Gold Star (expressão para quem perdeu filhos na guerra): com honra e respeito”, disse John Kasich, adversário de Trump nas primárias do partido. “É justo dizer que ele é temperamentalmente desqualificado” para a presidência, defendeu a adversária Hillary Clinton.

Desde quinta-feira que o debate das presidenciais norte-americanas se faz em torno da família Khan. Este domingo, a mãe Ghazala Khan explicou em artigo no “Washington Post” que não falou na convenção por saber que não aguentaria a emoção de recordar o filho à frente de tanta gente. “Trump tem filhos que ama, devia saber porque não falei”, defendeu antes de considerar o republicano um “ignorante” quando fala do Islão. À tarde foi a vez de Khzur ir à “CNN” falar da “alma negra” do candidato republicano que quer proibir muçulmanos de entrar nos EUA.