Portagens: descontos em algumas autoestradas começam hoje

Redução dos preços acontece em cinco vias do país, sendo que a maioria fica no interior e no sul

Depois de cinco anos de protestos contra o pagamento de portagens nas ex-Scut (vias sem custos para o utilizador), vários quilómetros destas autoestradas no interior ficam mais baratos já a partir de hoje. 

Os descontos foram anunciados no mês passado pelo ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, que justificou a medida com a necessidade de uma maior convergência económica e de coesão territorial. 
Para o responsável, a redução das portagens no interior do país poderá implicar uma perda de cerca de 13,6 milhões de euros nas receitas do Estado, mas trata-se de um esforço necessário para apoiar o interior. “Com as indicações que temos, com os estudos internacionais que temos, admitimos que na totalidade das autoestradas onde alterámos os preços possamos ter uma diminuição de receita de 13,6 milhões de euros”, indicou o ministro na altura em que a medida foi anunciada.

No entanto, o desconto não vai abranger todas as ex-Scut, nem tão pouco o ano todo: os descontos foram pensados apenas para o verão. E abrangem maioritariamente as vias localizadas no interior e na parte sul do país.
 Nas vias que estão abrangidas, a partir de hoje, os condutores podem contar com um desconto médio de 15% durante a semana no horário diurno (entre as 8h00 e as 19h59) e de 30% no horário noturno (entre as 20h00 e as 7h59) e aos fins de semana.

Ao todo são 550 quilómetros de autoestrada a contar com estes descontos pensados para os meses quentes. Em causa estão as autoestradas A23, entre Torres Novas e Guarda; a A22, entre Lagos e Vila Real de Santo António; e a A24, entre Viseu e Vila Verde de Raia. Também a A4, que cobre de Amarante a Bragança, passa a ter esta redução de preços, mas o troço entre Matosinhos (Porto) e Amarante fica de fora. No entanto, esta não é a única exceção. De acordo com o governo, no Túnel do Marão – também na A4 –, o preço que está a ser praticado já tem em conta esta redução de 15%. 

Para quem viajar na A25 também existem novidades nos preços entre Albergaria-a-Velha e Vilar Formoso, apesar de não haver essa mesma redução de preços no troço inicial – ou seja, na ligação de Aveiro a Albergaria-a-Velha.