Tecnologia

Microsoft lança uma nova consola

Saiba o que a distingue das restantes


A Microsoft finda os rumores e anuncia a chegada ao mercado nacional da sua nova consola, a Xbox One S.

E o que a difere para a anterior One? As imagens divulgadas mostram uma consola nova, com um novo design e uma nova construção cuidada. Surge na forma de um corpo rectangular dividido, ostentando uma rugosa. Há também um novo suporte, opcional, que permite manter a consola na vertical ao invés da horizontal, e ainda uma redução do tamanho. Qualquer coisa como 40% mais pequena, mas que não vem comprometer o desempenho.

Prova disso é a capacidade HDR para aprimorar os jogos ou a definição Ultra HD 4K, que lhe permite ‘criar’ imagens mais reais e cores mais vivas e brilhantes durante um filme, ou mesmo fazer a conversão nos jogos. A pretensão é tornar-se o centro de entretenimento de uma casa onde é possível conciliar os melhores jogos, e inclui os clássicos da Xbox 360, ou transmitir vídeos em fluxo no Netflix ou ver filmes em Ultra HD 4K.

Junta a estas capacidades um novo botão físico (ao invés de sensível ao toque) para ligar, um novo botão de emparelhamento e uma entrada USB na parte frontal, a juntar a mais duas entradas USB e uma HDMI na traseira da consola.

A Microsoft inclui também um novo sensor de infra-vermelhos, similar ao do Kinect, na frente da consola que permite ligar outros aparelhos, como a TV, sem mais comandos. Nota apenas para que a Xbox One S não tem entrada para o Kinect, necessitando de um adaptador externo para quem optar por acoplar o Kinect.

O comando, peça fundamental para jogar,  também foi alvo de modificações e surge melhorado e simplificado. A pega surge texturizada na parte inferior do comando para aprimorar o grip, enquanto os novos analógicos são mais duros e permitem exercer mais pressão sem ‘dobrar’, além de proporcionar uma resposta melhorada. Funciona sem fios, através de tecnologia Bluetooth , e consegue duplicar a distância para o seu predecessor, além de puder ser conetado a PCs, tablets e telemóveis com o Windows 10 para jogar.

A XBOX One S chega ao nosso mercado dia 2 de Agosto, amanhã, numa primeira versão de 2TB de armazenamento (espera-se pelas versões de 1TB e de 500GB) e com um preço anunciado de 399,99€.