Sabe quantas burlas ocorrem por dia em Portugal?

Os números apresentados são referentes apenas às áreas da competência da Guarda Nacional Republicana.

Em 2015 foram registadas em média 367 burlas por mês. Segundo os dados mais recentes da GNR, a maior parte dos crimes aconteceram através da internet, mas continua a ser elevado o número de casos em que o burlão aborda a vítima presencialmente. 

A GNR revelou ontem que “1592 burlas foram realizadas através da Internet – destacando-se 708 relacionadas com a compra ou venda de objetos e 112 relativas ao aluguer de casas de férias”. Além destes casos, foram registados 1300 crimes cometidos através de contacto presencial, 227 por contacto telefónico, 62 por carta (destas burlas 45 começaram através de um anúncio publicado em jornal).

Do total de 3915 burlas registadas durante o ano passado, quase 1400 dizem respeito a transações comerciais entre pessoas – 1276 casos de compra e venda de objetos e 143 casos de falsos arrendamentos de casas de férias. “Estas situações foram detetadas especialmente no início das férias, nos meses de junho (13 casos), julho (35) e agosto (51). Até ao dia 30 de junho deste ano já foram denunciadas 20 situações de burla com o aluguer de casas de férias”, refere a GNR.

Os números apresentados são referentes apenas às áreas da competência da Guarda Nacional Republicana.