Vai viajar? Então é melhor vacinar-se contra o sarampo

A vacinação contra o sarampo pode ser feita, gratuitamente, nas unidades de saúde do SNS

A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a vacina contra o sarampo às pessoas que vão viajar ou que irão estar em contacto com cidadãos de outros países, seja em Portugal seja no estrangeiro.

“O sarampo é uma das doenças infecciosas mais contagiosas, podendo provocar doença grave ou mesmo a morte”, explica a DGS, num comunicado divulgado esta segunda-feira.

Apesar de em Portugal a doença já estar controlada, em grande parte dos países europeus e no continente americano continuam a surgir surtos. O sarampo é também muito frequente em diversos países africanos e asiáticos.

“Em viagens internacionais e em eventos onde se encontram cidadãos de vários países, existe o risco de pessoas não protegidas contraírem sarampo através do contacto com pessoas doentes ou em período de incubação da doença. Se vai viajar ou participar num evento internacional, em Portugal ou no estrangeiro, pode estar em risco de contrair sarampo”, adianta ainda a DGS, acrescentando que a vacinação deve ser feita, de preferência, entre quatro a seis semanas antes da viagem.

O organismo realça ainda que as pessoas que já tiveram a doença estão protegidas contra a mesma, bem como os menores de 18 anos que têm duas doses da vacina e os adultos que têm uma dose.

A vacinação contra o sarampo pode ser feita, gratuitamente, nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde.