Varela, o herói improvável da primeira vitória

Varela, o herói improvável da primeira vitória lusa

Portugal venceu a Dinamarca por 3-2 na segunda jornada do grupo B do Euro

o segundo golo do ponta-de-lança dinamarquês nicolas bendtner aos 80 minutos deixava portugal numa situação complicada mas varela, lançado por paulo bento aos 84, acabaria por recolocar portugal em vantagem com um remate de pé direito a três minutos dos 90.

após um início de jogo tímido de parte a parte, sem oportunidades de golo, foi de canto que portugal marcou o seu primeiro golo no europeu da polónia e ucrânia. jogava-se o 24.º minuto de jogo quando joão moutinho marcou o canto que seria interceptado por pepe ao primeiro poste, numa excelente cabeçada que contribuiu para que fosse eleito o melhor jogador em campo.

a equipa de paulo bento cresceu com o golo e 12 minutos depois hélder postiga desviou um cruzamento rasteiro de nani para dentro da baliza do dinamarquês stephen andersen. a vantagem que dava tranquilidade à equipa nacional foi diminuída cinco minutos depois, com um bendtner a finalizar de cabeça uma jogada que deixou joão pereira mal na fotografia.

a segunda metade começou com portugal a querer resolver, mas ronaldo falhou na primeira vez que se isolou à frente do guarda-redes. postiga, na recarga, não foi capaz de fazer melhor.

a dinamarca, que venceu a holanda na primeira jornada, teve mais posse de bola na segunda parte mas foi a equipa portuguesa a dispor das melhores oportunidades. mas ronaldo voltou a falhar só com andersen pela frente e os jogadores portugueses começaram a mostrar os primeiros sinais de nervosismo.

estado de espírito que iria contribuir para o segundo golo dinamarquês. após jogada pela direita, pepe falhou a intercepção de um cruzamento de krohn-dehli e o gigante bendtner, ao segundo poste, voltou a bater rui patrício de cabeça.

com dez minutos para tentar obter a primeira vitória na competição e colocar-se em posição de se apurar para os quartos-de-final na última jornada, os portugueses voltaram a lançar-se para o ataque. já com nélson oliveira no lugar de postiga e varela em campo após saída de raúl meireles, foi mesmo o extremo do fc porto a marcar.

após centro de coentrão na esquerda, varela falhou o remate de primeira com o pé esquerdo mas a bola ficou por ali e à segunda não perdoou.

assim portugal segue para a última jornada do grupo b com três pontos, tantos como a dinamarca e alemanha, que às 19h45 entrará em campo para defrontar uma holanda ainda sem qualquer ponto.

nuno.e.lima@sol.pt