Companhias aéreas internacionais apostam cada vez mais em Portugal

Número de voos para Portugal tem aumentado. O país é cada vez mais mais apetecível para os turistas estrangeiros. Só nos primeiros três meses deste ano, registou-se em movimento de passageiros nos aeroportos nacionais  na ordem dos 7,96  milhões de passageiros 

Portugal tem atraído cada vez mais turistas. Seja pelo sossego, pela paisagem ou pela segurança, a verdade é que Portugal está cada vez mais na rota das preferências de quem escolhe o melhor local para passar uns dias de férias. Prova disso tem sido o aumento de voos internacionais que têm cidades portuguesas como destino.

Apesar de ainda não existirem dados concretos em relação aos primeiros meses deste ano, fonte da ANA Aeroportos confirma ao i que “há mais voos de certeza. É uma consequência natural de estarmos a crescer muito enquanto destino turístico”. De acordo com os últimos dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), nos primeiros três meses de 2016, aterraram nos aeroportos nacionais 36,3 mil aviões, o que representa um acréscimo de 9,6%.

A par deste crescimento, também se registou o movimento de 7,96 milhões de passageiros nos aeroportos nacionais. Já nos anteriores se tinha verificado uma tendência de crescimento. Em 2004 chegavam a Portugal 10 milhões de turistas via aérea. Já em 2015, Portugal teve 20 milhões de turistas a chegar pelos aeroportos, principalmente, por causa das companhias aéreas de baixo preço. O INE destaca ainda que, o primeiro trimestre deste ano, ficou marcado por uma mudança na repartição dos passageiros nos aeroportos nacionais tendo em conta a nacionalidade dos diferentes operadores.

Portugal passou a ser responsável por apenas 38,1%, menos 6,2% do que em igual período do ano passado. A seguir aparecem as companhias aéreas da Irlanda – que conta com transportadoras como a Rynair -, responsável por 21,2% da repartição dos passageiros em Portugal durante os primeiros meses deste ano. Nesta lista, o INE destaca ainda a importância do Reino Unido, França, Alemanha e Espanha.  Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo, não esconde que 2016 é um ano para consolidar o crescimento do turismo e fazer do nosso país um destino turístico de excelência mundial.

E, garante: “O grande desafio é, de facto, acrescentar valor. Ou seja, fazer com que, quem procura Portugal, gaste mais dinheiro, fique mais tempo, e conheça mais destinos”.  Futebol ajuda no aumento da procura De patinho feio, Portugal passou a campeão da Europa e a verdade é que, de acordo com a Hostelworld, plataforma mundial de reservas, tanto a Islândia como Portugal começaram a ser mais procurados depois do Euro 2016. “Depois de uma surpreendente prestação da sua seleção no campeonato europeu de futebol, a Islândia passou para as bocas do mundo e isso trouxe reflexos diretos no turismo”, garante a Hostelworld, acrescentando que em Portugal também se registaram frutos da vitória no futebol.

Só neste site, e apenas tendo em conta o dia em que a seleção regressou a Portugal com a taça nas mãos, as reservas para o nosso país cresceram 24%.

Para Otto Rosenberger, diretor de marketing da Hostelworld, o fenómeno não é estranho e justifica-se facilmente tendo em conta que os “eventos desportivos globais não são apenas grandes espetáculos, mas realmente chamam a atenção para países que muitos podem nunca ter pensado em visitar”.