Novo Samsung Note 7 com leitor de retina

O que vimos deste Note 7 quebra totalmente com o seu antecessor

A Samsung revelou aquele que é talvez o mais completo phablet, da actualidade: o Note 7. Referência no mercado, a gama Note conquistou um nicho de mercado, afirmou-se no campo empresarial e até serviu para ‘coisas’ engraçadas como ilustrar um livro graças à S Pen. E é isso que o define, um dispositivo capaz de tudo, exemplar!

O que vimos deste Note 7 quebra totalmente com o seu antecessor. O design mudou completamente e assemelha-se ao Edge, graças ao corpo metálico que combina rigidez e baixo peso , 169 gramas, ou mesmo as superfícies em vidro polido com toda a qualidade e cuidado da marca. E apesar da espessura de 7,9mm, tudo está no sítio correto, prova disso é a bem conseguida tarefa de embutir a S Pen no corpo de maneira subtil.

A Samsung dotou-o de um ecrã Quad HD Super Amoled de 5,7 polegadas, generoso, com as laterais arredondadas e apelidadas de curva dual-edge 3D. A Samsung simplifica como ‘ecrã curvo de lado para que possa fazer mais, melhor e mais depressa’. O propósito é criar um dispositivo ergonómico, que proporcione funcionalidades, atalhos e opções juntamente ao conforto na utilização com uma só mão porque, digamos, são 5,7 polegadas.

Tendo em conta a segurança, e o mercado em que este dispositivo se insere, a marca decidiu combinar a tecnologia Knox com o leitor de impressões digitais (embutido no botão físico frontal) e o reconhecimento da retina. Sim, a Samsung insere um novo leitor de retina , aquela parte colorida e única dos nossos olhos, e cria um novo padrão na segurança que,  permite não só desbloquear o Note 7, como aceder a qualquer pasta segura especificada pelo utilizador.

No campo do desempenho, e apesar de não ser noticiado o processador utilizado, sabemos que este Note 7 utiliza um octa core a 64 bits. E a divulgação de dados suscitam aptidões: acréscimo de 31% no desempenho do processador e uma GPU (ou gráfica) 58% mais potente. Junta 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno, mas junta a opção de ser expandido por cartão microSD, no mesmo slot do cartão SIM, por mais 256GB.

No capítulo da fotografia também há novidades. Para responder à exigência da procura pela melhor fotografia, a Samsung dotou este Note 7 de um sensor de pixel duplo de 12mp e uma lente com abertura de f1.7. Uma grande abertura e pixeis maiores que apregoam a capacidade para fotografar em qualquer local, dia ou noite, mesmo nas zonas de luminosidade mais reduzida.

E depois há a S Pen, o 'pormenor' que diferencia este dispositivo deste o ínicio, e acrescenta funcionalidades e aptidões. A nova S Pen possui uma ponta totalmente redesenhada e mais fina, o que lhe confere maior controlo e precisão no traço. Novo também é o sensor de pressão que agora atinge os 4096 pontos. Significa que duplicou, o que permite maior fluidez e controlo, tornando a escrita mais natural, uma melhor aptidão para rabiscos, a sublinhar, nos desenhos ou simples notas, . Inclui ainda atalhos e funcionalidades exclusivos, um botão na lateral que permite servir de borracha e agora até possibilita fazer 'bonecos' à chuva, sendo que ganhou a mesma certificação do Note (IP68) e é resistente à água e pó.

Como outras novidades deste Note7 encontramos a entrada USB tipo-C , uma nova bateria de 3500mAh e suporte para carregamento sem fios.

Apesar da apresentação, a data anunciada para a chegada ao nosso mercado é dia 2 de setembro. O valor de comercialização do Galaxy Note7 será 879,90 euros desbloqueado e 859,90 euros em operadora, e já está em pré-reserva.