Hotéis: o melhor do luxo português

O número de hóspedes aumentou em 2015 e os hotéis de cinco estrelas ganharam uma dinâmica acrescida com o aumento da procura. No entrangeiro, o país está nos roteiros como um dos destinos com mais unidades de qualidade e glamour. A lista do conceituado Telegraph não esqueceu Portugal.

A atividade turística em Portugal tem vindo a evoluir positivamente. De acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE), no decorrer do ano passado o número de hóspedes aumentou  de 17,3 milhões para 19,2 milhões. Só o mercado interno contribuiu com 6,5 milhões de hóspedes. Os hotéis continuam a dominar o mercado, assegurando 69,3% das dormidas. Seguem-se os hotéis apartamento (14,8%), ou aparthotéis. Havendo mais disponibilidade para gastar, os hotéis mais luxuosos têm sido procurado por muitos quando se trata de recarregar baterias. De acordo com a Associação da Hotelaria de Portugal, a taxa de ocupação por quarto aumentou durante o mês de maio face ao período homólogo do ano passado, tendo esse aumento sido mais acentuado nas unidades de cinco estrelas.

Portugal é dos países com mais hotéis de cinco estrelas Um estudo feito pela Trivago sobre a distribuição dos hotéis mais luxuosos por todo o mundo, mostra que  Portugal está entre os países com mais unidades deste tipo, tendo alcançado o 20.º lugar. No topo da lista ficou a China, seguida da Turquia e do México. Este ano, o luxo dos hotéis nacionais mereceu destaque a nível internacional. O The Telegraph , por exemplo, fez uma seleção dos melhores hotéis de luxo em Portugal. Podem não ser escolhas válidas para todas as carteiras, mas certamente não há ninguém que não fique com vontade de os conhecer melhor. A lista, assinada por Mary Lussiana, faz referência a unidades hoteleiras como o Vidago Palace Hotel, em Chaves, onde distingue principalmente a vista dos quartos. Contactado pelo SOL, um responsável do Palace Hotel confirma que este tipo de publicidade ajuda a que a procura aumente: «Há sempre muita procura nos meses que se seguem à publicação deste tipo de listas». De norte a sul, não faltam sugestões que convencem qualquer um. Também a qualidade e beleza das praias nacionais ganha destaque. Entre as escolhas, aparece a Comporta e para apresentar o Sublime Hotel, Mary Lussiana explica que «Portugal tem muitas praias maravilhosas, mas as da Comporta são incomparáveis».

Vidago Palace Hotel, Vidago  As palavras são de Mary Lussiana e pretendem mostrar o melhor do Vidago Palace Hotel. Descrito como um «elegante palácio cor de rosa construído em 1910». Com 70 quartos, piscina, quatro restaurantes e um spa, fica a apenas 15 minutos de Chaves. O próprio hotel explica, no site, que a nobreza é a palavra de ordem: «Desde a peculiar escadaria em madeira, às salas com tetos altos, passando pelas peças de arte em gesso e pelas grandes portadas com vista para as árvores centenárias do jardim».

Vila Vita Parc, Armação de Pêra  Com cinco estrelas e vista para o Oceano Atlântico, o Vila Vita Parc fica no cimo de uma colina e conta com mais 170 quartos espalhados pelos diferentes edifícios. Quem gosta de aproveitar o melhor do verão pode contar com jardins tropicais, sauna, massagens, nove restaurantes e ainda uma mão cheia de bares. A sugestão de Mary Lussiana para os mais velhos é alugar um iate e aproveitar para fazer um passeio privado.

Vila Joya,  Albufeira  A construção deste espaço remonta a 1983 e a verdade é que muito se deve a Klaus e Claudia Jung, que recuperaram uma casa de férias nesta zona. É por isso que, mais do que falar em hotel, o casal continua ainda hoje a preferir o termo ‘casa’ quando se refere aos espaço. Rodeado de jardins encantadores, conta com mais de dez quartos e ainda com oito suites. O convite do chef austríaco Dieter Koschina, responsável pela cozinha do espaço, é sempre virado para os produtos mais frescos da região: entre eles, o peixe e o marisco.

Six Senses  Douro Valley, Samodães  Com uma história rica, esta casa chegou a ser palco das filmagens de uma das obras de Manoel Oliveira. E foi apenas em 2007 que se transformou no que é agora: um hotel de cinco estrelas. Durante alguns anos, funcionou com outro nome, até que, em junho de 2015, deu lugar ao agora conhecido Six Senses Douro Valley. Com uma piscina com vista para o rio Douro, o hotel conta ainda com outros luxos como um spa com 2 200 metros quadrados. Tem 50 quartos.

Sublime Comporta, Comporta  O Sublime Comporta  é uma casa de campo que prima pelo luxo. Enquanto  o dono, Gonçalo, é comandante de uma companhia aérea, a mulher, Patrícia, dedica-se exclusivamente a receber quem procura o espaço para uns dias de férias bem passados. Localizado no meio da floresta, tem 14 quartos disponíveis. Uma das particularidades do Sublime Comporta é o facto de ter um piscina interior de água salgada aquecida.

The Yeatman, Vila Nova de Gaia  Não é a primeira vez que  o The Telegraph faz referência a este espaço. A piscina desta unidade hoteleira já tinha conquistado espaço nas páginas desta publicação ao ser eleita uma das melhores do mundo. Desta vez, a autora do artigo sublinha ainda a paisagem para a cidade do Porto. Destaque também para gosta de uma boa mesa: o restaurante tem uma  estrela Michelin.