A partir de hoje pode ir de Lisboa ao Algarve de carro elétrico

Os 50 postos de carga rápida prometidos pelo governo vão estar instalados até ao final do ano, diz a MOBI.E, a empresa responsável pela rede pública de carregamentos elétricos

Sem combustão, sem poluição, sem barulho de motores e… sem postos de carga rápida (PCR) onde “abastecer” para poder ir de férias até ao Algarve. Era esta a realidade dos condutores de veículos elétricos, que começa hoje a mudar: às 11h00, o ministro do Ambiente, João Matos Fernandes, inaugura o primeiro dos seis PCR que vão ligar Lisboa ao Algarve. O local escolhido para a inauguração foi a área de serviço de Aljustrel (direção norte/sul). O governo já tinha anunciado, na semana passada, a novidade. Além do referido PCR, a partir de hoje, os condutores de carros elétricos podem contar ainda com locais de carregamento rápido nas áreas de serviço de Palmela (direção norte/sul), Alcácer do Sal (direção sul/norte), Aljustrel (ambas as direções) e Loulé (ambas as direções) – todas concessionadas pela Galp. Estes seis PCR serão os primeiros dos 50 que serão instalados por todo o país, diz a MOBI.E, responsável pela gestão da rede pública de carregamentos elétricos. Segundo a empresa, os postos deverão estar instalados até ao final deste ano. 

A rede vai ser testada em primeira mão pelo ministro e pelo secretário de Estado Adjunto e do Ambiente – tanto João Pedro Matos Fernandes como José Mendes vão deslocar-se entre as áreas de serviço de Palmela e Aljustrel de carro elétrico. A associação de Utilizadores de Veículos Elétricos (UVE) alerta, no entanto, para as contingências dos horários: os PCR de Palmela e Alcácer do Sal só podem ser usados a partir das 10h, o de Aljustrel, a partir das 13h, e os postos de Loulé estão disponíveis a partir das 17h. “Utilizem e desfrutem destes novos PCR a partir do horário indicado e principalmente a partir do dia 9 de agosto, dado que, neste dia 8 de agosto, os referidos postos estarão muito concorridos”, avisa a associação. 

Os PCR são especialmente importantes para estes automobilistas dado que permitem carregar os veículos em cerca de meia hora, o que se torna imprescindível nas viagens mais longas.  

MOBI.E Segundo tinha prometido o ministério em fevereiro, a rede MOBI.E – iniciada no governo de José Sócrates – estará totalmente terminada em 2018. Para além dos 50 postos de carga rápida, o executivo vai instalar ou atualizar 124 postos de carregamento normal, de forma a chegar aos 1300 postos em Portugal continental, número prometido pela MOBI.E desde o início. O investimento será, segundo divulgou o gabinete do Ministério do Ambiente, de cerca de 1,9 milhões de euros. 

“Reabilitar e redimensionar” a mobilidade elétrica era um dos pontos do programa eleitoral apresentado por António Costa. Em maio do ano passado, o então candidato a primeiro-ministro apresentava o relançamento da rede de carregamento de veículos elétricos como uma estratégia essencial para “substituir a dependência de combustíveis fósseis no transporte rodoviário”.