Padre brasileiro referido no filme Spotlight encontrado morto na cadeia

Estava a cumprir pena desde a semana passada em Minas Gerais. Autoridades garantem que se enforcou com lençol

Um dos padres envolvidos no esquema de pedofilia que esteve na base do filme Spotlight foi encontrado morto numa prisão brasileira onde cumpria pena. Segundo a imprensa daquele país, Bonifácio Buzzi tinha sido preso no final da última semana acusado do crime de abuso sexual de uma criança de 10 anos. O crime terá acontecido na cidade de Joinville, Santa Catarina.

Buzzi é um dos nomes referidos na investigação jornalística do americano ‘The Boston Globe’ que serviu de inspiração ao filme. No cinema, o seu nome surge como um dos casos de pedofilia encobertos pela igreja católica.

O governo de Minas Gerais já reagiu, garantindo que o padre estava sozinho na cela e acabou por se enforcar com um lençol.

“O detento deu entrada na unidade de Três Corações no sábado por meio de um mandado de prisão preventiva. Ele estava sozinho na cela. A unidade já abriu uma investigação preliminar para apurar o ocorrido. As Polícias Militar e Civil foram acionadas”, garantiu a secretaria de Estado de Defesa Social.

Bonifácio Buzzi já tinha sido condenado por crimes sexuais contra menores em 1995 e em 2004. Estava em liberdade desde o ano passado. Segundo a imprensa brasileira, o Vaticano nunca o expulsou ou revogou as suas funções, estando pendente um processo canónico.