O dia em que o planeta Terra não chega para tanto consumo

Nos primeiros sete meses e oito dias esgotámos os recursos que a Terra precisa de um ano inteiro para produzir.

Sabia que, se todos os países consumissem tanto como os Estados Unidos, precisaríamos de cinco planetas para satisfazer as necessidades da população mundial? Existe porém um país cujos hábitos de consumo são ainda mais vorazes do que os dos norte-americanos: a Austrália. Calcula-se que, se todos consumissem como os australianos, seriam necessários os recursos de 5,4 planetas.

Felizmente, nem todos os povos são tão exigentes (os indianos estão no último lugar da lista), e os recursos naturais, por enquanto, vão chegando para as encomendas. Mas só por enquanto, uma vez que a população mundial está a consumir acima das suas possibilidades, a um ritmo superior àquele que o planeta pode sustentar.

Em 2016, o Earth Overshoot Day – que é calculado com base numa comparação entre aquilo que a Terra produz num ano e aquilo que consome – chegou a 8 de agosto, cinco dias antes do que acontecera em 2015 (13 de agosto). Ou seja, nos primeiros sete meses e oito dias esgotámos os recursos que a Terra precisa de um ano inteiro para produzir.

Essa data vem recuando de ano para ano, o que significa que durante os restantes meses vamos vivendo de reservas acumuladas ao longo dos séculos anteriores. Em 2014, o Earth Overshoot Day (“overshoot” significa ultrapassar), o dia em se esgota a produção anual da Terra, assinalara-se a 19 de agosto.

Stuart Pimm, professor de Ecologia da Conservação, explicou à National Geographic as implicações desta situação. “Quando o Overshoot Day chega, isso significa que gastámos todos os juros da conta bancária ecológica do planeta e estamos a tirar às poupanças”, disse o especialista. “Ou seja, estamos a desbaratar o que o planeta faz por nós, por isso, ano após ano, há cada vez menos ao nosso dispor. Menos floresta, menos peixe no oceano, terra menos produtiva”