Governo lança programa Algarve. Projeto vai custar 1,5 milhões

O objetivo é diversificar e aumentar a atratividade da oferta turística e cultural no Algarve nos meses das épocas média e baixa.

O governo acaba de apresentar o Programa Algarve, focado na valorização artística e na promoção turística da região e que pretende reforçar e qualificar a programação cultural entre outubro deste ano e maio de 2017. O projeto terá um financiamento de 1,5 milhões de euros, que será suportado pelo Turismo de Portugal.

Trata-se de um projeto conjunto dos Ministérios da Economia (com a Secretaria de Estado do Turismo) e da Cultura e ainda com o envolvimento do Turismo de Portugal e da Região de Turismo do Algarve, assim como dos agentes culturais locais.

Para a secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho, “este programa é a resposta à necessidade de um Algarve com vida e atividades culturais e de lazer durante todo o ano, com um programa de qualidade, variado e regular. Este é um dos fatores que pode ajudar a reduzir a sazonalidade, que contribui de uma forma muito positiva para a sustentabilidade turística na época baixa, fidelizando a procura existente e captando nova procura", acrescentando ainda que, desde o início do mandato, o reposicionamento do Algarve tem sido um objetivo prioritário para o governo.

Também para Luís Araújo, presidente do Turismo de Portugal, “o Algarve deve ser vivido 365 dias por ano. E este programa é a prova disso, o Turismo e a Cultura unem agora sinergias na qualificação, diversificação e diferenciação da oferta cultural do território estimulando a venda do destino de forma mais eficaz, potenciando o enriquecimento da experiência dos turistas no território”.

Aumentar turismo nas épocas mais baixas

A ideia deste programa é simples: diversificar e aumentar a atratividade da oferta turística e cultural no Algarve nos meses das épocas média e baixa e assegurar um calendário de iniciativas que possa garantir atração de turistas, nacionais e internacionais, durante todo o ano. Em parceria com o Turismo de Portugal e a Região de Turismo do Algarve, o Ministério da Economia e o Ministério da Cultura lançam um projeto de programação cultural assente no encontro entre o património – natural e edificado – e a criação artística, da música ao teatro e cinema e das artes visuais à dança.

O Programa Algarve visa promover a competitividade do destino ao longo de todo o ano, apostando na sua matriz identitária e criativa. Pretende também contribuir para uma maior coesão territorial, densificação da oferta cultural e reforço da marca Algarve, ao nível nacional e internacional.

O desafio é a construção de uma oferta consistente, coerente e coesa, que acrescente valor e que procure diminuir a sazonalidade turística da região do Algarve através da criatividade e inovação, com vista à sua sustentabilidade futura.