Incêndios na Madeira: Edgar Silva foge das chamas e ataca as autoridades

“Na zona velha, junto ao mar, há entre 400 e 500 pessoas, sobretudo turistas, sem qualquer tipo de informação, completamente desnorteados, não têm para onde ir”

O antigo candidato às eleições presidenciais Edgar Silva foi uma das pessoas que tiveram de fugir dos incêndios que lavram no Funchal. O candidato comunista criticou as autoridades por “mentirem às pessoas”.

“Na zona velha, junto ao mar, há entre 400 e 500 pessoas, sobretudo turistas, sem qualquer tipo de informação, completamente desnorteados, não têm para onde ir, pessoas que estavam aqui na zona velha e não sabem como regressar ao hotel, perderam todos os apoios", afirmou Edgar Silva, que, juntamente com outras 200 pessoas, se refugiou junto ao mar, na praia da Barreirinha.

"Ao longo da tarde, os membros do Governo, da Câmara Municipal do Funchal, da Proteção Civil afirmarem que a situação estava controlada. Quando acabaram de dizer que estava sob controlo na zona de Santa Luzia, tivemos de fugir, não havia bombeiros, nem polícia, nem socorro", afirmou.

Edgar Silva atacou as autoridades madeirenses, dizendo que não foram honestas em relação ao desenvolvimento da situação operacional: “Ao contrário do que disseram durante toda a tarde, não estava controlada, era tudo mentira".

"Os dispositivos de segurança, de socorro, não estão a altura da dimensão destes problemas e não pediram socorro, não pediram reforço de meios, não pediram, como deveriam, a tempo. Se tivessem sentido de responsabilidade, uma intervenção atempada de reforços a nível nacional para responder a esta calamidade", acrescentou.