BQ X5 Plus, o primeiro smartphone europeu com sistema de navegação Galileo

É o primeiro smartphone a incorporar GPS, GLONASS e o novo sistema europeu Galileo.

A marca espanhola BQ trouxe para território nacional o seu ‘maior’ argumento: o BQ Aquaris X5 Plus. Apresentado mundialmente na feira de Barcelona em Fevereiro ainda numa fase de desenvolvimento, chega finalmente aos mercados e assegura o compromisso da marca.

A BQ tem vindo a consolidar-se nos mercados mercê de dispositivos desenhados e desenvolvidos pela própria empresa em Espanha. Aqui aproveita, e aumenta, o sucesso da gama X fazendo uso de um design e desempenho apelativo à custa de um  valor ‘simpático’. A política da marca oferece um dispositivo com a melhor relação qualidade/desempenho/preço. E é essa a razão deste PLUS, não acrescentar tamanho mas desempenho, funcionalidades, no caso impressões digitais e o fato de ser pioneiro a nível europeu em navegação por satélite. 

É o primeiro smartphone a incorporar GPS, GLONASS e o novo sistema europeu Galileo. Este novo sistema de navegação dotará a Europa de um sistema próprio e independente de navegação por satélite, compatível com os outros sistemas mundiais, e estará em funcionamento em finais de 2016 com 14 satélites em órbita. Rodrigo del Prado, Diretor-Geral Adjunto da BQ, explica que ‘é um grande privilégio sermos dos primeiros no mundo a oferecer o sistema Galileo nos nossos dispositivos. Que a União Europeia e a Agência GSA tenham depositado a sua confiança na nossa tecnologia para lançar este serviço histórico a nível mundial é uma honra não só para a nossa empresa.’

A primeira alusão vai para o lógico design que herda a herança do ‘irmão’ X5, com o corpo numa liga metálica de formas arredondadas que contrasta com a já habitual traseira em policarbonato resistente a dedadas. Este design e meticuloso desenvolvimento resulta num dispositivo fino e leve: 7,7 mm de espessura para 145 g de peso.

A primeira diferença (visível) para o X5 ‘normal’ reside no leitor de impressões digitais. É  primeiro smartphone da empresa a incluir um leitor de impressão digital (situado na traseira, quase ao centro) e mais um passo na incrementação da segurança.

Segue-se o ecrã de 5 polegadas que inclui tecnologia LTPS (Low Temperature Poly-Silicon),  proteção DinorexTM e a tecnologia Quantum Color + e, além da cor e pormenor viu incrementada a qualidade, com resolução Full HD, 440 ppi e 620 nits de luminosidade.  

Soma-se às suas qualidades um processador octa-core Snapdragon com uma velocidade de 1,8 Ghz e tecnologia big.LITTLE, que lhe permite alternar de forma autónoma a utilização dos núcleos, em função das necessidades da aplicação, funcionalidade. As suas qualidades aprimoram a conectividade, performance e melhor eficiência energética, que resulta numa maior autonomia. Junta uma gráfica Adreno 510 e 2 ou 3 GB de RAM, consoante a escolha da capacidade de armazenamento, 32 GB ou 64 GB. Não falta o slot para expansão por cartão microSD.

No campo fotográfico a marca recorre a sensores Sony na traseira e na frontal dedicada às selfies. A câmara traseira possui 16 MP e sensor Sony IMX298, ao qual junta um conjunto de 6 lentes Largan e uma abertura de f/2.0. Aprimora a fotografia e eleva a capacidade para gravar vídeo em 4K a 30 fps, e em câmara lenta a 120 fps em 720p, e mais alguns truques: foco por deteção de fase (PDAF), Dual Tone Flash e o modo Night Shot para ambientes de baixa luminosidade. Já a câmara frontal possui 8 MP  e está munida de Face Beauty e Selfie Indicator, aplicações dedicadas a embelezar as selfies .

Como outras características encontramos som de qualidade Hifi com descodificação Dolby e chip de amplificação inteligente (Smart PA), conectividade 4G, Wi-Fi Dual Band a 2,4 e 5 GHz (802.11ac) e NFC, uma bateria de 3200 mAh. O sistema operativo é o mais recente Android Marshmallow 6.0.1, mantêm a tradição de ser vendido apenas em formato livre e tem capacidade para dois cartões em simultâneo (Dual-SIM Standby).  

Está disponível em Preto-cinza ou Branco-Ouro, com os valores a divergirem conforme a capacidade: 289€ para a versão de 16 GB e 2GB de RAM ou 329€

Pela versão de 32GB e 3GB de RAM.