Jorge Corrula: ‘Perdi três dias de férias por causa de uma camisola do Benfica’

Qual é para si o ideal de férias?  Mochila às costas, no máximo com duas ou três pessoas, o planeamento faz-se no decorrer da viagem. Caminhadas, cultura local, fotografia e silêncios. Que férias recorda com especial carinho e porquê? Costuma voltar ao local de férias da sua infância?  Precisamente de mochila às costas, em várias…

Qual é para si o ideal de férias? 

Mochila às costas, no máximo com duas ou três pessoas, o planeamento faz-se no decorrer da viagem. Caminhadas, cultura local, fotografia e silêncios.

Que férias recorda com especial carinho e porquê? Costuma voltar ao local de férias da sua infância? 

Precisamente de mochila às costas, em várias cidades de Itália, sozinho numa fase de mudança, a precisar de muita introspeção. Especial destaque para Florença – nunca encontrei cidade tão pequena a transbordar de vida/cultura: exposições, espetáculos, arquitectura e, claro, comida italiana.

Quais seriam as suas férias de sonho? Já conseguiu tirá-las? Diga os três locais onde mais gostou de passar férias. 

Road trip nos Estados Unidos durante 15 dias, a começar na costa leste, seguir a mítica e cinematográfica Route 66, e terminar na praia de Santa Mónica, na Califórnia. Fiz esta viagem de sonho há três anos. Top 3: Ilhas Fiji (1.º), Road Trip Route 66 (2.º), Formentera (3.º).

Para férias em Portugal, prefere praia, campo ou cidade? E no estrangeiro? Qual foi o local mais longe de Portugal onde já esteve de férias? 

Em Portugal será sempre o Alentejo, quer o Litoral quer o Alentejo ‘profundo’. Ali encontro as melhores praias, os melhores montes, os melhores vinhos e os melhores Portugueses. Viagem mais distante: às Ilhas Fiji em 2010. Mais de 20 horas a mudar de avião para terminar com 30 minutos de helicóptero até Tokoriki.

Prefere férias só com a família ou também com amigos? 

Não abdico de férias com amigos, com família e sozinho.

O que decididamente não faz quando está de férias? Em férias, dispensa a internet e o tablet? E televisão? 

Depende se estamos a falar de férias de curta ou de longa duração (uma semana ou um mês). Embora não radicalizando, tento não ver notícias nem TV, cinema sempre.

Chega-lhe uma semana de férias? Quinze dias seguidos? Ou mais?

Na minha profissão não existe período de férias predefinido, digamos que as férias vão-se fazendo ao longo do ano, mas por vezes consigo conjugar tudo e ter uma/duas semanas com algum planeamento, isso é suficiente. Muitas vezes esforço-me para que um fim-de-semana tenha o sabor de um agosto inteiro.

Se o obrigassem a ir uma semana para uma ilha deserta, indique um filme, um livro e uma música que levaria consigo. 

Não consigo escolher… Filmes: Forrest Gump; Voando Sobre um Ninho de Cucos; Whiplash (podiam ser tantos). Livros: O velho e O Mar, de Hemingway; Folhas de Erva, de Whitman. Música é ainda mais difícil. ‘É isso aí’, Seu Jorge; ‘I’d Rather Dance With You’, Kings of Convenience; Qualquer uma de Chet Baker.

Se encontrar o Cristiano Ronaldo no sítio onde passa férias, o que faz? Vai cumprimentá-lo ou fica só a olhar de longe?

Se sentir que vou incomodar não faço nada, mas cumprimentaria sempre. Tem muitas falhas mas não existem muitos Portugues com a sua determinação.

Que hobbies não dispensa em férias? E restaurante? 

Fotografia. 100 Maneiras em Lisboa!

Leva muita ou pouca bagagem consigo? Há algum objeto que não dispense (por ex. rádio, lanterna, baralho de cartas…)? 

Uma mala e uma mochila para andar sempre comigo. Máquinas fotográficas (no plural) e lanterna!

Conte-nos a pior experiência de férias que já teve.

No aeroporto de Lisboa a caminho de Cabo Verde, ao comprar uma camisola do SL Benfica, a demora na entrega do recibo fez com que perdesse o voo. Havia outro oito horas depois, mas para uma ilha diferente, por isso implicava voo de ligação em Cabo Verde. Voo esse que se realizou com 48 horas de atraso por dificuldades climatéricas!!! Perdi dinheiro e quase três dias de férias. A camisola do Benfica saiu cara.