Nadadora chinesa diz que não fez uma boa prova por causa da menstruação

A atitude de  Fu Yuanhui está a dar que falar 

Nadadora chinesa diz que não fez uma boa prova por causa da menstruação

A nadadora chinesa Fu Yuanhui tornou-se um fenómeno, não só no seu país como na internet, pelas suas entrevistas sinceras e bem-dispostas. Agora, está a dar que falar por ter quebrado um tabu: o da menstruação nas atletas de alta competição.

Tudo aconteceu depois de a equipa chinesa que Fu integrava ter ficado em quarto lugar na prova de 400 metros estilos.

“Acho que não tive uma boa performance. Sinto que desiludi as minhas colegas de equipa”, afirmou a nadadora logo após a prova, em declarações a um canal de televisão, citada pelo Guardian.

Quando a jornalista perguntou se estava com dores de estômago, a atleta foi sincera. “É porque ontem apareceu-me a menstruação, portanto estou particularmente fraca e cansada. Mas não é desculpa, ainda assim não nadei bem o suficiente”, acrescentou a nadadora de 20 anos.

 

 

A atitude de Fu, vencedora de uma medalha de bronze na prova 100 metros costas, foi elogiada nas redes sociais chinesas. Muitos até se mostraram surpreendidos porque achavam que as atletas não podiam competir durante a menstruação. “Admiro muito a Fu Yuanhui por ter nadado apesar de estar com a menstruação – algo que pode afetar muito uma mulher, especialmente se tiver dores”, escreveu um utilizador. “Ela sente-se culpada por ter ficado em quarto, mas nós continuamos a ter muito orgulho em ti Fu Yuanhui”, acrescentou outra fã da chinesa.