A foto de Bolt que irá marcar os Jogos Olímpicos

Fotógrafo Cameron Spencer explica como captou o momento-ícone dos Jogos do Rio de Janeiro

"Foi por acaso", explica Cameron Spencer. O fotógrafo australiano da Getty Images estava no estádio do Rio de Janeiro no dia 14 de agosto, concentrado nas qualificações do salto em altura, quando se virou para fotografar a meia-final dos 100 metros, que decorria ao mesmo tempo.

Usain Bolt era um dos atletas que corria nessa noite para carimbar a final da prova mítica dos Jogos Olímpicos. Já havia vencido essa prova duas vezes, em Pequim 2008 e Londres 2012, e Spencer tinha estado lá, na China e em Inglaterra. Por isso, decidiu tentar tirar outra foto da lenda jamaicana. Posicionou-se na marca dos 70 metros, juntamente com outros fotógrafos.

Com uma Canon 1D X Mark II, e uma lente 70-200mm, focou nos 135mm e marcou uma velocidade baixa no motor (1/40 por segundo) para apanhar o atleta em movimento. E disparou. "Quando ele desatou a correr tinha quatro camaras comigo", contou Spencer à Time. Segundos depois, "o inesperado aconteceu", disse.

Bolt parece estar a sorrir para os adversários, umas passadas mais à frente, concentrado em ultrapassá-los e, ao mesmo tempo, feliz por o ter conseguido. "Estava à frente e por isso teve de olhar para trás", conta o fotógrafo, que ia rodando o corpo à medida que os atletas passavam por ele. "Não tinha a noção do sorriso quando o fotografei…".

Usain Bolt acabaria por fazer história, tornando-se o primeiro a vencer três vezes os 100 metros nos Jogos Olímpicos, terminando com o tempo 9,81s. Claro que a internet pegou na foto e partilhou-a até à exaustão.