EDP Brasil antecipa a entrada da operação da barragem de Cachoeira Caldeirão

A hidroelétrica tem uma potência de 219 MW e representa um investimento de cerca de 342 milhões de euros.

A Barragem de Cachoeira Caldeirão, no Brasil, entrou agora em plena produção antecipando em oito meses os prazos previstos.

A hidroelétrica que começou a ser construída em agosto de 2013 conta com três grupos produtores de energia, totalizando a potência de 219 MW. A EDP Brasil atinge assim uma capacidade instalada de 2,8 GW, número que avançará para 3 GW até 2018, quando as obras da hidroelétrica de São Manoel estiverem finalizadas.

O empreendimento, construído no Rio Araguari, no estado do Amapá, opera a fio d’água, configuração na qual há baixo volume de água acumulado para a produção de energia. O investimento implicado é de cerca de 342 milhões de euros.

“Esta é a segunda central hidroelétrica que entregamos antes do prazo e dentro do orçamento previsto desde 2014. A primeira foi a central de Santo Antônio do Jari, com capacidade de 373,4 MW, evidenciando a consistência do modelo de construção adotado pela EDP Brasil para obras de infraestrutura”, afirma Miguel Setas, diretor-presidente da EDP Brasil.

O empreendimento hidroelétrico é operado pela EDP Brasil em parceria com a CWEI Brasil Participações, empresa que pertence à China Three Gorges (CCTG).

 A EDP Brasil atua nas áreas de geração, distribuição e comercialização de energia. Está representada em oito Estados (Amapá, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, São Paulo e Tocantins) e conta com mais de três milhões de clientes.