Petições. Animais dominam top 10

Contra as touradas, por uma nova lei de proteção aos animais e contra o abate do cão Zico: no top das petições mais subscritas, são os animais quem mais ordena

No site peticaopublica.com, um serviço gratuito de petições online, as petições são como os chapéus. Há muitas. Há para todos os gostos – alguns duvidosos – e todas as causas. Por exemplo, uma das últimas petições, criada ontem durante a tarde, pedia para “TAYLOR SWIFT VIR A PORTUGAL” – escrito assim mesmo, com as maiúsculas a gritar.

 Pelo meio dos faits divers, há textos sustentados e causas que, a julgar pelo número de assinaturas, movem mesmo muita gente e cuja análise traz resultados curiosos: entre as dez petições mais subscritas pelos portugueses, cinco estão ligadas à causa animal. Mas comecemos pelo início, uma vez que a força motriz que mais uniu os portugueses – ou seja, a petição mais votada – é referente a José Sócrates. 

“Recusamos a presença de José Sócrates como comentador da RTP” chegou às 144 162 assinaturas (ver caixa). O pedido surgiu pouco tempo após ser anunciado que o antigo primeiro-ministro seria comentador político num programa semanal, com a duração de 25 minutos, emitido em horário nobre após o “Telejornal”. Estávamos em abril de 2013, quando José Sócrates iniciou as funções. A petição não se fez esperar e foi criada ainda antes de Sócrates se estrear no programa. 

“Recusamos liminarmente o branqueamento das ações deste senhor através da TV dos atos de despesismo e gestão danosa”, lê-se no texto. Um ano depois, em março de 2014 chegou o desentendimento entre o comentador e o pivot, José Rodrigues dos Santos. Em direto, o jornalista confrontou José Sócrates com afirmações que o mesmo tinha feito em 2010 e 2011. Visivelmente irritado, o antigo primeiro ministro acabaria por responder: “Não vinha preparado para isto.” Duas semanas depois, Sócrates chegou ao estúdio com tudo. “Não basta papaguearmos tudo aquilo que nos dizem para fazer uma entrevista”, atirou o comentador. “Muito bem. Fica registado o seu insulto, ao qual não vou responder”, disse José Rodrigues dos Santos. Menos de meio ano depois deste filme, o antigo primeiro-ministro passaria a ter um novo papel: o de principal arguido da operação Marquês. 

O deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro foi uma das figuras públicas a assinar a petição. O ex-primeiro-ministro devia antes “responder pela situação muito difícil em que o país está”, disse quando confrontado com a assinatura do documento.  

Causa animal Para além de José Sócrates, o “animal feroz”, há outro motivo ainda maior de união entre os portugueses na hora mostrar o apoio a uma causa – os animais.

“Fazer justiça pela morte do Simba” aparece logo em segundo lugar. O documento refere-se ao caso de um cão, Simba, abatido a tiro no ano passado por um vizinho dos donos na aldeia de aldeia de Monsanto, em Idanha-a-Nova. A história levantou uma onda de solidariedade nas redes sociais e trouxe um final tão polémico quanto o início – o julgamento terminou em abril e o dono do cão, Diogo Castiço, acabou por ter uma pena mais pesada – relativa ao crime de injúria – do que o autor dos disparos. Em tribunal, ficou provado que Simba tinha mesmo sido abatido com dois tiros de caçadeira pelo arguido, que foi condenado a pagar um total de 5920 euros ao casal. Nas considerações finais, o juiz disse que não gostou do que foi lendo nas redes sociais e realçou que este caso não “deve ser usado como porta estandarte de coisa nenhuma”, explicou ao i na altura o advogado de Diogo Castiço, Rogério da Costa Pereira. O dinheiro da indemnização foi doado pelos donos “aos vários porta-estandarte que lutam por um mundo melhor”. Também em quinto e sexto lugar surgem textos favoráveis aos bichos. O primeiro pede uma nova lei de proteção dos animais em Portugal e o segundo apela à defesa de Zico, um cão que atacou uma criança em Beja em 2013. O menino, de 17 meses, morreu. 

“Esta petição tem como objetivo lutar contra o abate do cão “Zico” que atacou uma criança em Beja e de todos os outros “Zicos” espalhados pelo país… Um cão que nunca fez mal durante 8 anos e atacou é porque teve algum motivo. O abate não é solução!”, começa o texto endereçado ao Canil de Beja e respetiva veterinária municipal. A discussão da eutanásia do animal tornou-se pública e arrastou-se por mais de oito meses. O cão acabou por ser rebatizado de Mandela e entregue a uma nova detentora legal, Rita Silva, presidente da Associação Animal, em 2014, contava a “Visão”. Ainda no reino animal há uma petição a exigir o “fim das touradas e de todos os espetáculos com touros”, que aparece em nono lugar. Já o décimo é ocupado por um texto que pede o fim das “exibições artísticas” da holandesa Katinka Simonse em que são mutilados e assassinados animais. “Solicito que me ajudem a chegar aos ouvidos do governo holandês e não só. Para isso é necessário assinar a petição e divulgar junto dos nossos contactos a fim de podermos ser ouvidos e chegarmos rapidamente a um desfecho”, escreve o criador da petição.  

Deputados e GNR Nem só estes assuntos tocam os portugueses: o texto que pede a absolvição do militar da GNR Hugo Ernano – tema que tem estado novamente no centro das atenções – é a quarta petição com mais subscritores (101.835). 

Em terceiro, os subscritores pedem a diminuição de deputados no Parlamento. Nos dez mais há ainda um pedido pelo fim do desperdício alimentar e outro relativo às reformas. 

E há ainda milhares de petições de que poderíamos falar – por agora, deixamo-lo com este top. E com uma nota de rodapé: à hora de fecho, a petição da Taylor Swift contava um peticionário.