Quinze dias de competição deram lugar a muitos e bons momentos. Novos recordes individuais e mundiais foram estabelecidos, o mais próximo que pode existir de Nadia Comaneci foi encontrado na ginasta Simone Biles e o ‘tubarão’ Phelps despediu-se das piscinas olímpicas: eis alguns dos acontecimentos que tornam esta edição Rio2016 inesquecível. Desde um pedido de casamento à concretização de sonhos pessoais, houve um pouco de tudo nos Jogos do Rio, que terminam amanhã.
1. Vale tudo para conquistar o ouro. Que o diga a atleta das Bahamas Shaunae Miller. Na prova dos 400 metros conquistou o ouro de uma forma muito invulgar: com um mergulho para a linha da meta.
2. O adeus Michael Phelps foi de ouro. O adeus do ‘tubarão’ dos Jogos Olímpicos foi em grande. Cinco medalhas douradas nos Jogos do Rio, um total de 23 na carreira do atleta norte-americano.
3. Thiago Braz, o brasileiro que levou o Estádio Engenhão ao delírio. Conquistou a medalha de ouro e fez a melhor marca de sempre na sua carreira. Braz voou para os 6,03 metros.
4. Oksana Chusovitina. Aos 41 anos é a ginasta mais velha em prova nos Jogos do Rio. Foi até à final na prova de salto artística dos Jogos Olímpicos e não descarta a hipótese de regressar nas Olimpíadas de Tóquio em 2020 - altura em que terá 45 anos.
5. Wayne Van Niekerk. O sul-africano bateu o recorde mundial dos 400 metros com um tempo de 43,03 segundos.
6. Simone Biles, a ginasta que mais se aproximou de Comaneci. Só foi retirada do pódio por uma abelha. Conquistou quatro ouros e um bronze nos Jogos do Rio.
7. Katie Ledecky. A nadadora americana bateu o recorde do mundo dos 800 metros livres e conquistou quatro medalhas de ouro nos Jogos do Rio.