Mais um prémio para Leonor Teles

A curta-metragem Balada de um Batráquio, da realizadora portuguesa Leonor Teles, venceu o prémio de melhor filme no Festival Internacional de Curtas de Belo Horizonte, no Brasil.

Segundo o júri desta competição «a jovem cineasta encara de frente a histórica xenofobia europeia, buscando estabelecer uma possibilidade de combate, convocando as novas gerações a ir contra o ‘status’ de preconceitos ainda predominantes na sociedade».

Desde a estreia, em fevereiro, no Festival de Cinema de Berlim – onde conquistou o Urso de Ouro -, a curta da realizadora de 24 anos já foi exibida em mais de vinte festivais, onde somou inúmeros prémios, bem como nas salas portuguesas.

Balada de um Batráquio, o primeiro filme de Leonor Teles fora do âmbito académico, procura expor comportamentos xenófobos em relação a pessoas de etnia cigana, nomeadamente aquele que leva os proprietários de espaços comerciais em Portugal a porem sapos de loiça como forma de afastarem a entrada de ciganos. Na curta-metragem Leonor Teles, ela própria de etnia cigana, entra em lojas e parte alguns desses sapos.