Sabe quanto é que Telma Monteiro vai receber pela medalha de bronze?

Chefe da missão portuguesa admite que estes não eram os resultados esperados

Os resultados dos Jogos Olímpicos deste ano ficaram aquém das expectativas. Quem o diz é o próprio chefe da missão portuguesa no Rio de Janeiro.

“Devíamos ter ganho duas medalhas [de acordo com as contas de que 25 por cento dos apoiados deviam chegar ao pódio] e tudo fizemos para que isso acontecesse. Temos de assumir que esse número não foi atingido, mas tudo fizemos, os atletas em particular, para honrar esse compromisso”, disse ao jornal Correio da Manhã José Garcia.

De acordo com o mesmo diário, foi realizado o maior investimento de sempre numa preparação olímpica: 17,7 milhões de euros. E isso refletiu-se no desenvolvimento da equipa: “melhorámos no global e é isso que pretendemos, que a equipa cresça, se fortaleça e seja cada vez melhor”, explicou o chefe da missão olímpica portuguesa.

Feitas as contas, Portugal regressa a casa com uma medalha de bronze e dez diplomas de finalistas, prémio destinado aos oito primeiros classificados. Por conquistar o terceiro lugar no Judo, Telma Monteiro vai receber 17 500 euros do Governo português. Quem arrecadasse o ouro teria direito a 40 mil euros e a prata 25 mil.