IEFP: menos de 500 mil desempregados pela primeira vez em sete anos

O Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) revelou esta segunda-feira que, no final de julho deste ano, estavam inscritos nos centros do país 498 mil indivíduos desempregados. É o valor mais baixo desde julho de 2009 e a primeira vez em sete anos que este indicador desce abaixo das 500 mil pessoas.

O total de desempregados registados no país diminuiu quer em comparação com o mês homólogo de 2015 (-6,6%) quer face ao mês anterior (-2,7%). Segundo a nota mensal do IEFP, “a desagregação por ramo de atividade económica permite observar uma diminuição generalizada na maioria parte das atividades económicas”.

As descidas percentuais mais acentuadas verificaram-se na “Fabricação de outros produtos minerais não metálicos” (-20,7%), na “Fabricação de têxteis” (-18%), no “Comércio, manutenção, reparação de veículos automóveis e motociclos” (-16%), no “Fabrico de mobiliário , reparação e instalações de máquinas e equipamentos e outras indústrias transformadoras” (-15,5%) e a na “Construção” (-15,4%).

Segundo o IEFP, a descida anual do desemprego fez-se também sentir em todos os níveis de instrução, embora o decréscimo percentual mais elevado seja no 1º ciclo do ensino básico. A nível regional, o desemprego diminuiu em todas as regiões do país, com o valor mais elevado na região do Algarve (-19,2%).