Embaixador do Iraque diz que filhos foram insultados e agredidos

Através de um comunicado em árabe divulgado no site da embaixada do Iraque em Portugal, o embaixador fez saber que apresentou queixa junto das autoridades portuguesas.

De acordo com o embaixador do Iraque em Portugal, os filhos foram agredidos por um grupo de seis pessoas que os insultaram com comentários racistas.

No comunicado disponibilizado no site da embaixada do Iraque em Portugal, escrito em árabe, o embaixador Saad Mohammed Ridha conta uma versão bem diferente dos acontecimentos relatados até à data.

Segundo Saad Mohammed Ridha os seus filhos foram os primeiros a ser agredidos por um grupo de seis pessoas.

O comunicado refere ainda “ataques racistas” contra o filho do embaixador, e remete para a existência de um relatório policial que menciona o nariz do jovem iraquiano ter sido “partido” nos confrontos dessa noite.

{relacionados}

Recorde-se que o incidente ocorreu em Ponte de Sor, onde um dos gémeos iraquianos estudava aviação. Segundo relatos locais, os iraquianos, de 17 anos, eram presença regular no bar onde o desacato se deu. A escola de aviação declarou a expulsão imediata do filho do embaixador iraquiano. O motivo para a agressão a um rapaz de 15 anos terão sido desavenças por causa de uma rapariga da localidade. O rapaz, Rúben, sofreu violentas agressões, encontrando-se agora em coma induzido devido a traumatismos neurológicos.

Fonte do Hospital de Santa Maria revelou também ao i que Rúben teve de ser reanimado quando foi transportado de helicóptero para Lisboa, na madrugada de quarta-feira. Os iraquianos terão passado repetidamente por cima de Rúben com um carro de matrícula diplomática. O rosto do jovem português teve de ser reconstruído em bloco operatório devido à brutalidade do sucedido. Os cidadãos de Ponte de Sor encontram-se em choque com o tipo de violência, raro naquela região.

Os agressores foram levados a casa pela GNR após exibirem documentação que comprovava a imunidade diplomática que possuem por serem filhos do embaixador iraquiano em Portugal.