Metallica. O regresso aos originais, oito anos depois

A banda liderada por James Hetfield lança “Hardwired… To Self-Destruct” a 18 de novembro

Foram precisos oito anos para que os Metallica decidissem regressar aos estúdios para gravar um novo álbum de originais. Segundo a própria banda anunciou, “Hardwired… To Self-Destruct” tem lançamento agendado para o dia 18 de novembro e será o primeiro álbum da banda liderada por James Hetfield desde a separação da Warner Bros e a criação da sua própria editora, a Blackened Recordings.

“Estamos obviamente muito empolgados por podermos partilhar novos temas com todos os nossos fãs e amigos”, disse o baterista Lars Ulrich. “Temos estado dentro e fora do estúdio nos últimos 18 meses, a reaquecer os motores criativos. Lançar novas músicas e voltarmos a apresentar-nos a todos aqueles que acompanham o nosso trabalho é aquilo que mais gostamos de fazer, por isso, preparem-se…”, acrescentou ao “The Guardian”.

Produzido por Greg Fidelman, que também assinou o anterior trabalho da banda, “Death Magnetic”, “Hardwired… To Self-Destruct” será lançado em CD e vinil, ambos duplos. No total são 12 novos temas, dos quais é já possível ver e ouvir online o vídeo do primeiro single, “Hardwired”. Do alinhamento, já conhecido, deste novo álbum constam faixas com títulos como “Now That We’re Dead”, “Am I Savage?”, “ManUNkind”, “Here Comes Revenge” e “Murder One”.

O hiato no lançamento de álbuns não é, no entanto, uma novidade para a banda californiana. Fundados em 1981, os Metallica começaram por editar álbuns de forma muito regular. O primeiro, “Kill ‘Em All”, saiu em 1983, e apenas um ano depois saía “Ride The Lightning”. Em 1986 lançaram “Master of Puppets”, considerado um dos melhores trabalhos da banda. Mas este cenário mudou nos últimos 20 anos, nomeadamente desde o lançamento de “Reload”, em 1997. Depois deste trabalho, os Metallica editaram apenas dois álbuns de estúdio: “St Anger” (2003) e “Death Magnetic” (2008) – além de “Lulu” (2011), álbum feito em colaboração com Lou Reed. No total, em 35 anos de vida – ainda que com formações diferentes –, os Metallica editaram apenas 10 álbuns de estúdio. Um número bastante inferior às tournées realizadas pela banda: 27, das quais várias incluíram passagens por Portugal, tendo sido a última em 2012, no Rock in Rio.