O que deve fazer em caso de sismo

Baixar-se, proteger a cabeça e o pescoço pondo-se debaixo de uma mesa, e aguardar. É isto que tem de fazer, apenas durante um minuto, na próxima segunda-feira de manhã, mais precisamente às 10h13. A essa hora decorrerá em todo o país o simulacro “A terra treme”, uma iniciativa da Autoridade Nacional de Protecção Civil com…

Escolas, famílias, empresas, organizações públicas e privadas são desafiadas a participar nesta acção que visa promover a informação e a mobilização da sociedade civil para a adopção de comportamentos adequados de autoprotecção em caso de ocorrência de sismo. Para isso, terão apenas de se inscrever no site www.aterratreme.pt e seguir as instruções que aí são deixadas. Depois do minuto de exercício, os participantes são convidados a debater e partilhar de ideias sobre a forma de melhorar algumas fragilidades identificadas. 

No site da iniciativa pode ainda ficar a saber o que deve fazer para estar mais preparado para um tremor de terra. Em casa, o primeiro passo passa por identificar e corrigir os riscos, conhecer os pontos fracos do edifício, e depois organizar um plano de emergência familiar, bem como um kit de emergência. Durante o simulacro, siga os três passos, baixando-se, protegendo-se e aguardando que passe, e ajudando os mais vulneráveis, por exemplo as crianças. Depois mantenha-se atento às informações dadas pelas autoridades.