Ambiente: Estudantes de Leiria vão passar a ir para a escola de bicicleta elétrica

O U-Bike é um projeto que pretende promover a mobilidade sustentável junto da comunidade académica

Sustentabilidade, eficiência energética, redução da pegada ecológica, mobilidade suave. Todas estas expressões cabem nesta notícia: brevemente, os estudantes e também os colaboradores das escolas e centros de investigação do Politécnico de Leiria (IPL) vão ter à disposição 220 bicicletas elétricas.

O projeto – que recebeu o nome de U-Bike – resulta de um consórcio do IPL com o Instituto da Mobilidade e dos Transportes, I.P. “O projeto pretende promover a mobilidade sustentável junto da comunidade académica”, explicou o IPL em comunicado.

As 220 bicicletas serão distribuídas pelos estudantes e funcionários dos polos de Leiria, Marinha Grande e Peniche e ficarão com os novos utilizadores entre seis meses a um ano. Mas atenção que a ideia não é pedir uma bicicleta e deixá-la a apanhar pó. Os veículos serão atribuídos a quem os utilizar de forma contínua. “Será tido em conta o número de quilómetros percorridos por mês que cada um se compromete efetuar e o tipo de transporte normalmente utilizado nas deslocações entre casa e escola/trabalho”, diz a instituição.

 Para além das 220 bicicletas elétricas, “serão também disponibilizados postos de amarração com carregamento para as bicicletas em todos os campi e nos restantes edifícios associados ao Politécnico de Leiria, como as residências e centros de investigação”.

O projeto U-Bike representa um investimento total de 659.895,98 euros, co-financiado (85%) pelo PO SEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.