Aos 44 anos, Kelly Slater conquista etapa de Teahupoo

O surfista americano de 44 anos continua a surpreender no Campeonato Mundial de Surf. Desta feita venceu a etapa de Teahupo’o, em Tahiti.

Kelly Slater, que não ganhava uma prova da World Surf League desde dezembro de 2013, teve uma prestação exemplar na sétima etapa do Campeonato Mundial de Surf ao conseguir uma vitória brilhante na final frente ao havaiano John John Florence, de 23 anos, um dos mais talentosos surfistas da nova geração e que subiu à liderança do campeonato após este segundo lugar.

Com esta vitória, Slater consegue a 55ª vitória no World Tour e a sua quinta em Teahupoo.

O surfista norte-americano conseguiu ainda um feito que apenas se tinha registado por 8 vezes, ao alcançar a nota perfeita com duas ondas de 10 pontos cada na quinta eliminatória contra o havaiano Keanu Asing.

"Esta é, de certeza, uma das melhores vitórias que já tive", afirmou, no final, Kelly Slater. "Bater o John John na final é como um sonho para mim. Afinal de contas, aqui estou eu na parte final da minha carreira, enquanto ele e o Gabe [Gabriel  Medina] estão na trajetória ascendente… são uns monstros", referiu o veterano multicampeão ao site da World Surf League.

Kelly Slater ocupa agora o oitavo lugar no campeonato, com 24.450 pontos, estando ainda na corrida pela vitória em mais um campeonato, ainda que tenha pela frente uma tarefa complicada para alcançar a 12ª vitória da sua carreira nos mundias de surf, já que o havaiano John John Florence ocupa a primeira posição com 39.900 pontos.      

O norte-americano continua a ser uma das principais figuras do surf mundial, contando com 11 vitórias na principal prova de surf a nível mundial.

A World Surf League tem mais quatro etapas pela frente até ao final da prova. A próxima etapa, a oitava, disputa-se na Califórnia, o Hurley Pro at Trestles, a partir de 7 de setembro.

A competição passará por Portugal em outubro, de 18 a 29, para o Moche Rip Curl Pro, em Peniche, penúltima etapa do circuito.