Primeiros meses do ano trazem mais passageiros ao aeroporto de Lisboa

No primeiro semestre passaram quase 9,8 milhões de passageiros neste aeroporto.

Só nos primeiros seis meses deste ano, o aeroporto de Lisboa recebeu mais de 534 mil passageiros do que em igual período do ano passado. No total, por este aeroporto passaram quase 9,8 milhões de passageiros.

Os dados são da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC) e mostram ainda que, só no segundo trimestre deste ano, passaram pelo aeroporto Humberto Delgado mais de 5,5 milhões de passageiros.

Ainda assim, entre abril e junho, este foi o aeroporto nacional que registou a menor taxa de crescimento (menos de 5%). Em Faro, o número de passageiros aumentou 12,4%; no Porto cresceu 11,4%; Funchal registou um acréscimo de 17,8% e Ponta Delgada um aumento de 16,9%.

De acordo com a ANAC, é importante sublinhar que para estas variações muito contribuiu a TAP e as low cost Ryanair e Easyjet.

Verão traz meses quentes aos aeroportos

O primeiro semestre do ano ficou ainda marcado por um forte aumento dos atrasos e cancelamentos de voos aéreos, em especial nos meses de Verão. Em relação ao ano passado, registaram-se cinco vezes mais reclamações sendo que em 2015, o cenário já tinha sido dramático.

Quem o afirma é a AirHelp em Portugal, uma empresa que dá assistência a passageiros apanhados em atrasos ou cancelamentos de voos. Bernardo Candeias, marketing manager da empresa, explica que no ano passado muitos passageiros não reclamaram pelos atrasos e cancelamentos. Foram mais de 22 mil passageiros que viajaram e que ainda podem receber indemnizações por parte das companhias aéreas. Ficaram por reembolsar 8,15 milhões de euros. “Julho apresenta-se como o mês que tem a maior percentagem de voos atrasados ou cancelados do ano inteiro – 19,31%”.